Nossa História

A história do Colégio Acadêmico Florença começou em 2004 na cidade de Florianópolis. Nossa primeira sede era localizada no bairro Trindade, onde funcionava com nada mais do que 20 alunos.

Logo após o Colégio foi transferido à sede no bairro Santa Mônica, contando com espaço amplo e privilegiado. A Direção foi assumida pelo pesquisador da infância e doutor em Educação Prof. Roger Hansen, que desenvolveu a equipe pedagógica, transformou a estrutura física e a partir daí lançou as bases da Pedagogia Florença.

Em 2010, sob a orientação e parceria do professor alemão Walter Gutdeutsh, a escola implementa metodologia de educação para bebês que é pioneira no Brasil e que veio a se tornar referência nacional.

Em 2016 o Colégio Florença recebe mais de 150 educadores e autoridades da educação de diversas partes do Brasil que vêm conhecer e pesquisar o modelo da Pedagogia Florença.

Uma escola que oferece o melhor

• Pedagogia Florença

Inspirada no estudo de muitos pedagogos que desenvolveram trabalhos destacados em diversos lugares do mundo.

• Nutrição

Nossa Escola conta com cardápio e cozinha própria. Os alimentos são frescos, naturais e preparados com o máximo cuidado.

• Estrutura Física

Nossos ambientes foram pensados nos mínimos detalhes com a finalidade de proporcionar o máximo de conforto e harmonia para as crianças.

um time que ama o que faz

Somos um time que ama a Educação e ama o que faz. Para garantir a qualidade de nosso Projeto Educativo, nossa equipe de Coordenação e Direção é formada por muitas pessoas qualificadas para suas funções. Nossos educadores estão interessados em se aperfeiçoar constantemente, por meio da prática das ideias Pedagógicas que permitem a formação de seres humanos melhores.

DR. ROGER HANSEN - diretor

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador da Infância há mais de 10 anos, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Pedagogia Florença. Foi o professor responsável por ter trazido ao Brasil os princípios da Abordagem Pikler de educação para bebês.

BENEDITA MARTIM

Coordenadora Pedagógica Geral

ALINE MARIA CARLOS

Assistente Educacional

CARLA BARBOZA

Coordenadora Pedagógica - Grupo Bebê e Grupo Infantil

Nossa estrutura

um espaço cuidadosamente planejado

As salas de aula e os espaços externos e os das demais estruturas do Colégio foram pensados para proporcionar o máximo de conforto e harmonia para as crianças. As cores amenas, por exemplo, estimulam os sentidos da visão na medida certa. Todas as salas têm piso de madeira, que, além de ter isolamento térmico, é o tipo mais adequado para o desenvolvimento motor e postural da criança. Os ambientes contam também com brinquedos e implementos exclusivos da Pedagogia Florença, desenvolvidos para oferecerem às crianças as possibilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral.

• colegio-florenca-implementos-2
  • colegio-florenca-condado
  • colegio-florenca-sala-grupo-infantil
  • colegio-florenca-sala-grupo-bebe
  • colegio-florenca-corredor
  • colegio-florenca-sala

Paideia

o reino das crianças

• colegio-florenca-paideia-reino-das-criancas-2
  • colegio-florenca-castelo
  • colegio-florenca-cozinha
  • colegio-florenca-casa-de-servicos

O Reino Paideia é uma estrutura pensada especialmente para o trabalho pedagógico com o Grupo Infantil (turmas de 3 a 6 anos). Paideia é um termo grego que significa “Educação para toda a vida”. Para nós do Colégio Florença é símbolo de ambiente preparado para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Em geral, as pessoas costumam pensar na aprendizagem como conteúdos a serem transmitidos exclusivamente por meio de atividades escritas ou verbalizadas de maneira sistemática, como exercícios de linguagem, de ordenação numérica dentre outros.

Porém na fase de 3 a 6 anos as crianças aprendem de forma consideravelmente mais eficaz quando utilizamos uma linguagem simbólica e ambientes concretos que oportunizem o desenvolvimento da imaginação e de experiências manuais significativas.O Reino Paideia vai ao encontro dessas necessidades infantis, pois permite que a criança brinque com elementos que convidam ao desenvolvimento da imaginação e da criatividade, que são fundamentais para desenvolver a inteligência.

Além disso, a Paideia permite que as crianças vivam experiências reais muito importantes, como a de encher demasiadamente uma bacia de água na cozinha do Reino e tomar consciência de que o peso da bacia cheia aumentou para além de sua força física. A criança perceberá então que precisa esvaziá-la um pouco. Viverá assim uma experiência que lhe ensina sobre leis da física, sobre volume, sobre quantidades, sobre sua própria força e interação com os materiais, dentre outros.é essa aprendizagem rica e viva que o Reino Paideia proporciona.