Proposta Pedagógica

Aplicação da pedagogia Florença

A Pedagogia Florença é fundamentada em princípios filosóficos e metodológicos humanistas e tem por finalidade gerar condições para que a criança conheça a si mesma de maneira profunda, desenvolvendo seus distintos potenciais de inteligência e criatividade.

É aplicada de maneira específica de acordo com cada faixa etária, a fim de respeitar as necessidades e o ritmo natural das etapas de desenvolvimento da criança. Por isso as turmas do Colégio Florença são organizadas em dois grupos distintos: o grupo Bebê e o grupo infantil. O Grupo Bebê envolve as crianças de 0 a 3 anos e o Grupo Infantil é formado pelas de 3 a 6 anos. Cada Grupo é organizado em turmas de acordo com as faixas etárias das crianças.

Grupo Bebê

de 0 a 3 anos

  • colegio-florenca-grupo-bebe-1
  • colegio-florenca-grupo-bebe-4
  • colegio-florenca-grupo-bebe-3
  • colegio-florenca-grupo-bebe-2

A Pedagogia Florença para esta faixa etária tem como foco essencial os cuidados especializados e a liberdade para o bebê desenvolver as suas atividades. Em primeiro lugar o bebê deve receber uma especial atenção do educador principalmente nos momentos quando mais precisa de ajuda, como na higienização de seu corpo e na sua alimentação. Em segundo lugar o educador deve permitir que o bebê tenha liberdade nos seus movimentos e posturas e na participação das atividades propostas.

DETALHAMENTO

A exemplo do que mencionamos, o bebê nunca é colocado em uma posição que não conhece, como, por exemplo, a de sentar, de ficar em pé ou de andar antes de estar maduro para tal. Para isso temos uma estrutura física adequada a nossa proposta: o piso onde os bebês transitam é de madeira, onde encontram melhor estabilidade para se deslocar e desenvolver suas posturas. Não usamos pisos acolchoados, nem berços, ou bebês conforto, pois trazem prejuízos posturais a longo prazo e impedem a liberdade do bebê para tomar suas iniciativas. Faz parte desta proposta o desenvolvimento da forma adequada de se relacionar com criança, como, por exemplo, a de falar com ela, a de tocá-la, a de pegá-la no colo. Também fazemos uso de materiais apropriados para o desenvolvimento da criança, que são brinquedos especiais de madeira que a ajudam a desenvolver o que ela precisa em cada idade.

BENEFÍCIOS

A criança fica mais resistente a doenças e a acidentes pois tem ótima postura, equilíbrio e noção espacial.

Fica mais segura, mais tranquila, desenvolve uma boa relação com os pais, professores, colegas e amigos.

Desenvolve o que chamamos de sentimento de competência, pois se sente capaz de fazer as coisas por ela mesma, sente autoconfiança, desenvolve inteligência e capacidade de aprender.

Adapta-se ao Colégio de forma mais tranquila, o que gera tranquilidade para os seus pais, uma vez que esse modo de trabalhar facilita os vínculos.

ATIVIDADES REALIZADAS

  • Contos e Linguagem

    Desenvolve a imaginação, a inteligência, a criatividade e os valores éticos.

  • Música

    Desenvolve a percepção de ritmo e estimula o desenvolvimento de todas os potenciais da criança.

  • Atividades Manuais

    Desenvolve habilidades motoras finas, percepção tátil, noção espacial, princípios da escrita e habilidades artísticas e senso estético.

  • Atividades de Movimento

    Desenvolve as qualidades físicas e o equilíbrio psicológico da criança.

Grupo Infantil

de 3 a 6 anos

  • colegio-florenca-grupo-infantil-4
  • colegio-florenca-grupo-infantil-1
  • colegio-florenca-grupo-infantil-3
  • colegio-florenca-grupo-infantil-2

A Pedagogia Florença para esta faixa etária tem como foco essencial o desenvolvimento pela criança da imaginação, da inteligência e da criatividade. A aprendizagem acontece de maneira natural, com atividades divertidas, lúdicas, incentivando o desenvolvimento da imaginação, que é a base da inteligência e das capacidades criativas da criança. Não trabalhamos com exercícios sistematizados de linguagem ou lógica, visando à alfabetização precoce, pois sabemos que isso é prejudicial para o desenvolvimento infantil. Por isso as atividades incentivam sempre que a criança crie e se expresse naturalmente, aceitando seus erros como parte do processo em vez de seguir modelos prontos impostos pelos adultos.

DETALHAMENTO

Nessa Pedagogia é aceito que a criança assuma diferentes posturas físicas e que possa movimentar livremente seu corpo enquanto aprende. Não se impõe que a criança fique estática em uma postura por longos períodos de tempo, como nos métodos convencionais. Os brinquedos utilizados são inteligentes e sempre convidam a criança a criar, a se desafiar, a ser ativa para aprender enquanto brinca. Não utilizamos brinquedos eletrônicos ou que “brincam sozinhos”, pois tornam a criança passiva. Nas atividades a professora propõe e ensina, mas também dá abertura para as proposições da criança. Não trabalhamos com atividades pré-formatadas. As imagens decorativas de salas e materiais e brinquedos têm formas naturais e harmônicas. Por isso, não são usados brinquedos e imagens que deturpem a forma natural das coisas, pois isso levaria a criança a interiorizar referenciais inadequados. Por meio dessa pedagogia se procura sempre compreender a maneira como a criança se expressa. Jamais se classifica o desempenho das atividades em certo ou errado. As atitudes são de encorajamento para que os potenciais da criança possam aparecer.

BENEFÍCIOS

A criança descobre pouco a pouco a sua identidade pois é estimulada a se expressar com liberdade.

Descobre suas habilidades, aquilo que pode fazer bem.

Torna-se criativa: o que permite resolver problemas e encontrar possibilidades de soluções.

Torna-se inteligente: sabe escolher o que é importante para ela e o que não é, pois aprende a conhecer a si mesma.

Desenvolve uma orientação saudável de comportamento.

Aprende a se expressar de forma clara e precisa e de distintas maneiras: com o corpo, com desenhos, escrevendo, falando.

ATIVIDADES REALIZADAS

  • Contos e Linguagem

    Desenvolve a imaginação, a inteligência, a criatividade e os valores éticos.

  • Música

    Desenvolve a percepção de ritmo e estimula o desenvolvimento de todas os potenciais da criança.

  • Atividades Manuais

    Desenvolve habilidades motoras finas, percepção tátil, noção espacial, princípios da escrita e habilidades artísticas e senso estético.

  • Atividades Lógicas

    Desenvolve a organização mental, o pensamento e as estratégias de ação.

  • Atividades de Movimento

    Desenvolve as qualidades físicas e o equilíbrio psicológico da criança.

  • Individuação / Socialização

    Permeia todos os demais eixos de forma a ensinar a relação entre indivíduo e grupo.

ATIVIDADES LIVRES

Diariamente todas as turmas dispõem de horários nos espaços externos e parques da escola, a fim de que as crianças possam realizar atividades livres,que partem de sua própria iniciativa. Esse tipo de atividade tem grande importância para equilibrar as atividades diretivas, que são planejadas pelo professor. Cada turma é coordenada por duas pessoas, uma professora titular e uma auxiliar.

FUNDAMENTAÇÃO

A Pedagogia Florença é inspirada no estudo de muitos pedagogos que desenvolveram trabalhos destacados em diversos lugares do mundo. Os trabalhos de Walter Gutdeutch (Alemanha), Rebeca Wild (Equador), Loris Malaguzzi (Itália), Rudolf Steiner (Alemanha), Jean Piaget (Suíça), Howard Gardner (Inglaterra) inspiram e fundamentam nossa Metodologia.

Nossa escola foi pioneira ao trazer para o Brasil a inspiração da Abordagem Pikler, única pedagogia especializada para bebês existente hoje no mundo e que se tornou um modelo de educação na Europa e nos Estados Unidos. Essa abordagem fundamenta os cuidados especializados com nossas crianças.

A Metodologia do Colégio Florença é aplicada a partir de 5 Princípios coerentes com sua filosofia educacional.

1.Laço de amor
2.Ambiente Preparado
3.Rotinas e Rituais
4.Limites e Regras
5.Observação Ativa

Nossa proposta visa por fim fomentar o desenvolvimento dos potenciais de cada criança, enriquecendo seu presente e preparando-a plenamente para o futuro.

FORMAçÃO DE PROFESSORES

Há normalmente duas professoras por sala de aula, seguindo sempre a proporção determinada pela legislação municipal de educação infantil. Na maior parte das turmas definimos o número de alunos abaixo do indicado pela legislação, pois garantimos assim que nossa metodologia, mais exigente do que o habitual, seja mais bem aplicada. A professora titular deve ser graduada em Pedagogia ou Magistério e a auxiliar deve estar em formação em um desses cursos, segundo nossos próprios critérios e também os da legislação. Contudo, nenhuma das professoras pode trabalhar com nossas crianças se não tiver realizado nossos Cursos, específicos da Pedagogia Florença.

A Pedagogia Florença embasa-se em educadores da chamada Escola Nova e em importantes filósofos que têm uma forma especial de conceber a Educação, a Criança e o próprio Ser Humano – e são precisamente essas concepções que são trabalhadas com nosso corpo docente. Além disso, as metodologias que usamos – fruto de nossas pesquisas e experiência – são transmitidas às professoras em nossas atividades de formação como garantia de sua aplicação. Assim, realizamos sempre um longo período de formação no início do ano com toda nossa equipe pedagógica, com o objetivo de estarmos bastante preparados para conduzir o trabalho educacional com nossas crianças.

Ao longo do ano, alimentamos nossa vocação com as Jornadas Pedagógicas, que são cursos de aprofundamento da Pedagogia Florença. Esses cursos ocorrem em dois momentos, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano, e envolve a participação de todos os professores do Colégio Florença. Além disso, quinzenalmente temos reuniões pontuais com grupos de professoras para tratarmos de temas que requerem aprofundamento e investigação. E temos ainda nosso Grupo de Estudos, formado por professoras previamente selecionadas, que buscam o aperfeiçoamento na Pedagogia Florença de forma mais profunda.