Saltos de desenvolvimento do bebê
0-3 anos Bebês

Saltos de desenvolvimento do bebê: o que são e como identificá-los?

on
16 de março de 2022

A partir do nascimento, os bebês iniciam uma verdadeira escalada em busca da sua autonomia. Os saltos de desenvolvimento do bebê são marcos importantes da primeira infância, onde os aspectos físicos, emocionais e mentais vão sendo formados.

E, apesar de serem uma evolução natural e constante, os estímulos externos, sobretudo no ambiente familiar, contribuem muito para que esse desenvolvimento ocorra de forma saudável.

Neste artigo, você vai entender melhor o que são e quando se manifestam os saltos do desenvolvimento de uma criança e como observar cada mudança para que pais, mãe ou cuidadores possam auxiliar os pequenos nessas mudanças.

Boa leitura!

A primeira infância é a etapa mais importante da Vida - Matrículas Abertas

O que são os saltos de desenvolvimento do bebê?

Explicando de forma objetiva, chamamos de saltos de desenvolvimento do bebê as fases em que a criança vai adquirindo novas habilidades, tanto físicas quanto emocionais. Isso ocorre com o aprimoramento dos sentidos, como visão, paladar e fala, com o aprendizado de novos movimentos, com a descoberta de objetos, e assim por diante.

Ao lidar com tantas novidades e mudanças, a família pode se surpreender e perceber o quão rápido ocorre o desenvolvimento de uma criança ‒ que, muito em breve, já não será mais tão bebê assim!

Ao mesmo tempo, os pequenos podem se sentir um tanto desamparados diante da estranheza de seus aprendizados, o que significa que toda atenção é necessária para cada nova fase.

Um ponto que merece destaque é a diferença de conceitos entre saltos de desenvolvimento e picos de crescimento. Mesmo que sejam parte de um mesmo processo, estas mudanças exigem cuidados distintos, pois possuem representações um pouco diferentes.

Enquanto os picos de crescimento se referem aos fatores físicos, de aumento de peso e estatura, por exemplo, os saltos de desenvolvimento do bebê correspondem às novas habilidades, como engatinhar, falar, segurar objetos, etc.

No entanto, todas essas etapas são consideradas marcos do desenvolvimento infantil, que representam novas perspectivas por parte da criança, e expectativas por parte da família.

Quais são os principais saltos de desenvolvimento do bebê e quando eles ocorrem?

Segundo a literatura especializada, os saltos de desenvolvimento do bebê ocorrem em períodos previamente determinados. No entanto, como tudo que se refere às crianças, e aos seres humanos em todas as suas fases, tais períodos servem somente como referência, podendo variar de criança para criança.

Do mesmo modo, enquanto alguns bebês passam tranquilamente por certas fases, outros podem enfrentar as mudanças de modo um pouco mais intenso, o que pode ocasionar choro, inquietação entre outras manifestações.

Veja a seguir como os saltos de desenvolvimento ocorrem e a qual idade aproximada eles correspondem:

1° Salto: Descobrindo os sentidos e sensações (5 semanas)

Após completar um mês de vida, o primeiro salto de desenvolvimento do bebê é notado. 

Nessa fase, a criança já fixa o olhar por mais tempo, demonstrando mais atenção às coisas à sua volta. O tato e as respostas ao toque também ficam mais nítidas. Assim o contato físico se torna mais importante, fazendo com que o bebê queira mamar mais vezes e com mamadas mais demoradas.

Além disso, ele passa a ficar mais tempo acordado e suas expressões, como sorrisos intencionais, podem aparecer.

2° Salto: Compreendendo os padrões (2 meses)

Com dois meses, a visão do bebê fica mais apurada, e os desenhos e livros com contraste podem ser grandes aliados nessa fase. Da mesma forma, a criança já começa a interagir com brinquedos e objetos, ainda que não consiga segurá-los. 

3° Salto: Descobrindo novas habilidades (3 meses)

Ao chegar no terceiro mês, os saltos de desenvolvimento do bebê começam a ficar mais nítidos. Sua visão está mais clara, e ele começa a acompanhar o movimento de pessoas e objetos. Nesse período, ele também já consegue agarrar e balançar um chocalho, por exemplo.

Essa é uma fase onde a criança tem um choro mais alto e estridente, parecendo mais “manhosa”. Algumas crianças também passam a chupar o dedo nesse período.

Curso EaD Pedagogia Florença - 0 a 3 anos

4° Salto: Barulhinhos “de bebê” (4 meses)

Aos quatro meses, os primeiros sons são emitidos, e o bebê passa a fazer pequenos grunhidos, cada vez mais altos e em tom agudo. Sua visão já está bem mais aguçada, e ele passa a procurar o pai ou a mãe quando não os vê por perto.

Nessa fase, a criança já brinca e se distrai sozinha, apesar de exigir mais atenção e demonstrar mudanças mais repentinas de humor.

5º Salto: Compreendendo as ações e reações (5 meses)

No 5º salto de desenvolvimento, seu bebê começa a fazer alguns “testes” de consequência, para ver o que acontece diante de algumas ações. É a fase onde os brinquedos e objetos são jogados no chão. 

Esse período também é marcado pela falta dos pais e insatisfação da sua ausência. Isso pode ser demonstrado com mais choro e uma sensação de incômodo. Aqui, dar mais colo e amamentar pode ser uma boa forma de amenizar essa carência.

6º Salto: Aumento da interação (7 meses)

Quando chega o período em torno dos 7 meses, o bebê já começa a sentar, tem uma melhora ainda maior da visão, que já alcança objetos e pessoas mais distantes.

Também é uma fase de apego maior à mãe, querendo estar sempre próximo e demonstrando maior falta quando está longe. Por já conhecer as pessoas de seu convívio, começa a estranhar outras pessoas.

7º Salto: Entendendo a função das coisas (10 meses)

Entender a função dos objetos e começar a usá-los de forma correta é uma das características dessa fase, que ocorre em torno dos 10 meses de idade. Outro ponto marcante é demonstrar que quer mais comida ou está saciado, além de outras vontades, como ficar sentado ao ser colocado deitado na cama.

8º Salto: Brincando com os objetos da casa (11 meses) 

Pouco antes de completar um ano, a criança começa a brincar com objetos de forma a utilizá-los para outras funções. É o momento em que acontece o clássico “telefone”, onde o controle remoto, ou mesmo o celular são levados junto à orelha, a fim de brincar. Isso ocorre porque o bebê passa a observar mais os adultos e imitá-los.

Ele também observa mais o que os adultos fazem e tenta imitar. Neste momento, seu pequeno ou pequena aparentará ter ataques de raiva… Mas se acalme, isso é normal! O sono da criança pode sofrer alterações, e isso poderá deixá-la mais irritada, com ataques de raiva e mais chorosa, porém são reações normais dessa fase.

9º Salto:  Autonomia nas escolhas (14 meses)

Existe a tendência da criança não querer ir com mais ninguém além da mãe? Pois ela ocorre justamente no 9º salto de desenvolvimento, próximo de 1 ano e dois meses.

No entanto, também é um período de desenvolvimento da autonomia, onde a criança já tenta se vestir, e vai desenvolvendo, aos poucos, habilidades de independência.

10º Salto: Controle do próprio corpo (18 meses)

Com aproximadamente 1 ano e meio os bebês passam a desenvolver o controle do corpo. Assim, ele reconhece e controla melhor suas próprias ações. É aqui também que inicia a fase da desobediência, pois suas vontades estão mais evidentes, mas ele ainda não tem pleno controle da fala e da linguagem para demonstrar o que quer

Esta costuma ser uma fase de maior agitação, pelo atrito na comunicação e também porque a criança pode apresentar alguma falta de apetite e um sono mais agitado.

Pronto! Chegamos ao final deste conteúdo e agora você tem em mãos dicas muito úteis para identificar os saltos de desenvolvimento do bebê. Para aprender mais sobre o desenvolvimento da criança e como promovê-lo de forma harmoniosa, continue navegando em nosso blog!

A primeira infância é a etapa mais importante da Vida - Matrículas Abertas

👶 Matrículas Abertas Colégio Florença

Somos referência nacional em Educação Infantil

Um trabalho tão qualificado precisa de um alto grau de especialização. É por isso que recebemos estudiosos de todo o Brasil para conhecer e pesquisar nossa Escola. O Colégio Florença desenvolve há 15 anos uma metodologia inovadora, especializada na educação de crianças de 0 a 6 anos.

👉 Saiba mais sobre o Colégio Florença

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

COLÉGIO ACADÊMICO FLORENÇA. 15 ANOS DE AMOR À EDUCAÇÃO.
Santa Mônica – Florianópolis

Somos um time que ama a Educação e ama o que faz. Para garantir a qualidade de nosso Projeto Educativo, nossa equipe de Coordenação e Direção é formada por muitas pessoas qualificadas. Nossos educadores estão interessados em se aperfeiçoar constantemente, por meio da prática das ideias Pedagógicas que fundamentam nosso trabalho.

Pesquisar