Escola – Colégio Acadêmico Florença

Nossa História

A história do Colégio Acadêmico Florença começou em 2004 em Florianópolis. A primeira sede da escola infantil era localizada no bairro Trindade, onde funcionava com nada mais do que 20 alunos em uma estrutura bastante simples.

Dois anos depois a Escola foi transferida para o bairro Santa Mônica, próximo também ao Itacorubi e passou a contar com um espaço amplo e privilegiado. A Direção foi assumida pelo pesquisador da infância e doutor em Educação, Prof. Roger Hansen, que iniciou os primeiros estudos para o desenvolvimento de uma proposta educacional diferenciada. Assim, toda estrutura física passou a ser transformada para se adaptar ao modelo pedagógico inovador. A partir de então foram lançadas as bases da Pedagogia Florença.

Em 2010, a escola estabelece parceria com o professor alemão Walter Gutdeutsch, e a partir desse trabalho começa a ser estruturada a sua metodologia de educação para bebês, pioneira no Brasil e que veio a se tornar referência nacional.

Desde então tornou-se crescente o número de pais e educadores interessados em conhecer a Escola. Foi quando, em 2016 formalizou-se o primeiro curso da Pedagogia Florença aberto para público externo. E em 2017 foi editado o livro Pedagogia Florença I.

Atualmente o modelo educacional do Colégio Florença é uma referência consolidada e a escola recebe anualmente dezenas de educadores que buscam inspiração em sua destacada Pedagogia, que segue sendo desenvolvida com intenso trabalho de estudos e pesquisas.

Diferenciais

Uma escola feita por especialistas

  • PEDAGOGIA FLORENÇA

    Somos pesquisadores por natureza: através de anos de pesquisa e de aplicação desenvolvemos uma metodologia própria, aliada às abordagens e estudos de grandes pedagogos do mundo inteiro.

  • ESTRUTURA FÍSICA

    Espaços também são agentes educadores: Por de trás das cores dos nossos ambientes ou do formato do piso das nossas salas, há anos de pesquisa e de conhecimento pedagógico envolvidos.

  • ALIMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

    Além de preparar todas as refeições dentro da escola, trabalhamos com acompanhamento individualizado e método de educação nutricional, que nos permite, além de oferecer bons alimentos, ensinar a gostar do que é bom.

Equipe

um time que ama o que faz

Somos um time apaixonado pela Educação. Para garantir a qualidade de nosso trabalho, nossa equipe participa de um constante processo de qualificação, através dos estudos e pesquisas que fundamentam o trabalho da nossa escola infantil.

DR. ROGER HANSEN - diretor

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador da Infância há quase 15 anos, é um dos principais idealizadores da Pedagogia Florença. Nos últimos anos tem ministrado cursos e palestras em várias cidades do país sobre o tema da Educação na Primeira Infância. É autor do livro Pedagogia Florença: bases para educação infantil de 0 a 3 anos.

BENEDITA MARTIM

Vice-diretora

JANAÍNA OLIVEIRA

Coordenadora Pedagógica

MARA RÚBIA

Coordenadora Pedagógica

Nossa estrutura

um espaço cuidadosamente planejado

As salas de aula e os espaços externos e os das demais estruturas da Escola foram pensados para proporcionar o máximo de conforto e harmonia para as crianças. As cores amenas, por exemplo, estimulam os sentidos da visão na medida certa. Todas as salas têm piso de madeira, que além de permitir isolamento térmico, é o tipo mais adequado para o desenvolvimento motor e postural da criança. Os ambientes contam também com brinquedos e implementos exclusivos, projetados para oferecer às crianças as possibilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral.

  • colegio-florenca-implementos-2
  • colegio-florenca-condado
  • colegio-florenca-sala-grupo-infantil
  • colegio-florenca-sala-grupo-bebe
  • colegio-florenca-corredor
  • colegio-florenca-sala

Paideia

o reino das crianças

  • colegio-florenca-paideia-reino-das-criancas-2
  • colegio-florenca-castelo
  • colegio-florenca-cozinha
  • colegio-florenca-casa-de-servicos

O Reino Paideia é uma estrutura pedagogicamente pensada para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Paideia é um termo grego que significa “Educação para toda a vida”. Escolhemos esse nome de especial significado para designar esse ambiente preparado que alia experiências concretas e simbólicas para oportunizar o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e das inteligências das crianças.