Mesmo sem falar, bebês pedem ajuda para aprender algo novo, sugere estudo. – Colégio Florença – Educação Infantil
Universo Infantil - 31/03/2016

Mesmo sem falar, bebês pedem ajuda para aprender algo novo, sugere estudo.

Um estudo revelou que os bebês conseguem estrategicamente pedir ajuda quando não sabem de algo.

colegio-florenca-florianopolis-bercario-escola-infantil-creche-particular- bebes-pedem-ajuda-para-aprender-algo

Texto retirado do site Pnas.

Um estudo realizado pela  Ecole Normal Supérieure de Paris, na França , revela que a partir dos vinte meses de vida os bebês já possuem o que se chama de metacognição: reconhecem o mundo em que estão inseridos e conseguem identificar o que sabem e o que não sabem. O estudo revela que os bebês sabem estrategicamente pedir ajuda quando não sabem de algo, mesmo quando não conseguem expressar isso em palavras, pois estão evitando cometer erros.

Apesar de realizada com uma amostra pequena (40 crianças), a pesquisa mostra que os bebês já possuem uma forma sofisticada de pensar. Os achados revelam que os bebês são capazes de monitorar e de comunicar suas incertezas. Os pesquisadores propõem que a metacognição explícita se desenvolve mais cedo do que se pensava anteriormente, permitindo aos bebês comunicarem sua própria incerteza de modo não verbal e adquirir conhecimento a partir dos outros.

O que diz a pedagogia florença?

Temos como princípio metodológico a observação ativa das crianças. Assim, cada educador deve desenvolver a sensibilidade necessária para compreender os momentos em que o aluno necessita livremente explorar o mundo, e os momentos em que precisa de auxílio do adulto.