Proposta Pedagógica – Colégio Acadêmico Florença

Aplicação da pedagogia Florença

A Pedagogia Florença é fundamentada em princípios filosóficos e metodológicos humanistas e tem por finalidade gerar condições para que a criança conheça a si mesma de maneira profunda, desenvolvendo seus distintos potenciais de inteligência e criatividade.

É aplicada de maneira específica de acordo com cada faixa etária, a fim de respeitar as necessidades e o ritmo natural das etapas de desenvolvimento da criança. Por isso as turmas do Colégio Florença são organizadas em dois grupos distintos: o Grupo Bebê (0 a 3 anos) e o Grupo Infantil (3 a 6 anos).

Grupo Bebê

de 0 a 3 anos

• caf_web (1 of 9)
  • caf_web (4 of 9)
  • caf_web (3 of 9)
  • caf_web (2 of 9)

A Pedagogia Florença para esta faixa etária tem como foco essencial o respeito pelo ritmo de desenvolvimento dessa fundamental etapa bem como gerar condições para a estruturação das bases da inteligência da criança.

BENEFÍCIOS

A criança fica mais resistente a doenças e a acidentes pois tem ótima postura, equilíbrio e noção espacial.

Fica mais segura, mais tranquila, desenvolve uma boa relação com os pais, professores, colegas e amigos.

A criança sente-se capaz de fazer as coisas por ela mesma, sente autoconfiança, desenvolve a inteligência e a capacidade de aprender.

Adapta-se ao Colégio de forma mais tranquila, o que gera tranquilidade para os seus pais, uma vez que esse modo de trabalhar facilita os vínculos.

Grupo Infantil

de 3 a 6 anos

• caf_web (5 of 9)
  • caf_web (6 of 9)
  • caf_web (7 of 9)
  • caf_web (8 of 9)

A Pedagogia Florença para esta faixa etária tem como foco essencial o desenvolvimento da imaginação, que é a base da inteligência e das capacidades criativas da criança. Por isso as atividades incentivam sempre que a criança crie e se expresse naturalmente, aceitando seus erros como parte do processo em vez de seguir modelos prontos impostos pelos adultos.

DETALHAMENTO

Nessa Pedagogia é aceito que a criança assuma diferentes posturas físicas e que possa movimentar livremente seu corpo enquanto aprende. Os brinquedos utilizados são inteligentes e sempre convidam a criança a criar, a se desafiar, a ser ativa para aprender enquanto brinca. Nas atividades a professora propõe e ensina, mas também dá abertura para as proposições da criança. Não trabalhamos com atividades pré-formatadas. Nossa pedagogia procura sempre compreender a maneira como a criança se expressa,para assim poder respeitar as características individuais.

BENEFÍCIOS

A criança descobre pouco a pouco a sua identidade pois encontra condições para se expressar com liberdade.

Descobre suas habilidades, aquilo que pode fazer bem.

Torna-se criativa: o que permite resolver problemas e encontrar distintas possibilidades de soluções.

Desenvolve sua inteligência sabe escolher o que é importante para ela e o que não é, pois aprende a conhecer a si mesma.

Desenvolve uma orientação saudável de comportamento.

Aprende a se expressar de forma clara e precisa e de distintas maneiras.

ATIVIDADES REALIZADAS

• Contos e Linguagem

• Atividades Manuais

• Atividades Lógicas

• Atividades de Movimento

• Individuação / Socialização

ATIVIDADES LIVRES

Diariamente todas as turmas dispõem de horários nos espaços externos e parques da escola, a fim de que as crianças possam realizar atividades livres,que partem de sua própria iniciativa. Esse tipo de atividade tem grande importância para equilibrar as atividades diretivas, que são planejadas pelo professor. Cada turma é coordenada por duas pessoas, uma professora titular e uma auxiliar.

FUNDAMENTAÇÃO

As bases da Pedagogia Florença

A Pedagogia Florença é inspirada na pesquisa e no estudo de modelos pedagógicos destacados em diversos lugares do mundo, além da investigação constante acerca dos mais recentes debates científicos sobre temas da infância.

A Metodologia do Colégio Florença é aplicada a partir de 5 Princípios coerentes com sua filosofia educacional.

1.Laço de amor
2.Ambiente Preparado
3.Rotinas e Rituais
4.Limites e Regras
5.Observação Ativa

Nossa proposta visa por fim fomentar o desenvolvimento dos potenciais de cada criança, enriquecendo seu presente e preparando-a plenamente para o futuro.

FORMAçÃO DE PROFESSORES

Há normalmente duas professoras por sala de aula, seguindo sempre a proporção determinada pela legislação municipal de educação infantil. Na maior parte das turmas definimos o número de alunos abaixo do indicado pela legislação, pois garantimos assim que nossa metodologia, mais exigente do que o habitual, seja mais bem aplicada. A professora titular deve ser graduada em Pedagogia ou Magistério e a auxiliar deve estar em formação em um desses cursos, segundo nossos próprios critérios e também os da legislação. Contudo, para atuar no Colégio Florença todas as professoras precisam fazer a formação específica da Pedagogia Florença, oferecida pela própria escola.