Pré-escola: saiba tudo sobre essa importante etapa do desenvolvimento infantil
Entenda porquê a pré-escola é indispensável para preparar as crianças no ingresso ao ensino fundamental e toda sua vida escolar.
Nas últimas décadas, o sistema educacional brasileiro passou por uma série de alterações para garantir que as crianças tivessem acesso à educação de qualidade desde a primeira infância. Devido a essas mudanças, é muito comum que alguns pais ou avós dos pequeninos se confundam com a necessidade, obrigatoriedade e momento correto de ingressar na pré-escola.
A pré-escola, como propriamente dito, é o período que antecede o ensino fundamental e serve como preparação para as crianças se adequarem com a escola e suas disciplinas, como português, matemática, ciências naturais, história, geografia e educação física, por exemplo.
Este período é o final da educação infantil, que começa no berçário e se encerra na pré-escola. Para desenvolver novas habilidades cognitivas e motoras, durante essa etapa são propostas atividades lúdicas guiadas pela didática pedagógica adequada aos pequeninos.
Por meio dessas atividades, as crianças começam a aprender o formato das letras e são apresentadas no universo dos números. Todo o conjunto de atividades propostas à elas estimula a interação social, o aprendizado em grupo e outras capacidades fundamentais para o desenvolvimento infantil pleno e uma adaptação facilitada no ensino fundamental.
Quer saber em qual idade seu/sua filho(a) pode ingressar na pré-escola, as diferenças entre ela e o berçário e as principais atividades desenvolvidas nesse período? Continue a leitura e aprenda!
A partir de qual idade meu filho(a) pode ingressar na pré-escola?
Em 1996 foi estipulada uma lei que tornou obrigatória a matrícula na pré-escola de crianças entre 4 e 5 anos.
Como existia uma dubiedade entre o momento correto de inscrever os pequeninos, em 2013 o STF (Supremo Tribunal Federal) resolveu a questão e determinou que as crianças que completarão 4 anos até 31 de março do ano correspondente à sua matrícula, devem obrigatoriamente estarem matriculadas na pré-escola.
Exemplo: Seu/sua filho(a) tem 3 anos em 2023 e você quer matriculá-lo(a) na pré escola. Se ele/ela for completar 4 anos até 31 de março 2024, poderá começar já no ano que vem. Se o quarto aniversário for de 1º de abril em diante, a obrigatoriedade do seu/sua filho(a) ingressar na pré-escola será a partir de 2025, embora seu filho possa frequentar uma pré-escola desde os seus primeiros meses de vida.
No ensino fundamental, essa regra funciona do mesmo jeito, o que muda é a idade, 6 anos.
Berçário e pré-escola: quais as diferenças?
Como ambas fazem parte do ensino infantil e trabalham com atividades lúdicas para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e motor das crianças, é muito comum dúvidas surgirem. Neste caso, o primeiro ponto que deve ser esclarecido é o fato dessas duas etapas escolares terem objetivos diferentes apesar das semelhanças.
No berçário, as atividades têm foco no desenvolvimento da autonomia das crianças em aspectos físicos, sociais e emocionais, além de integrar rotinas na vida dos pequeninos, como horário para comer, aprender, executar atividades em grupo, se divertir e descansar, por exemplo. É como um estágio de preparação da criança para o mundo e a vida escolar.
Na pré-escola as crianças já possuem toda essa autonomia e começam a tomar decisões racionais por conta própria, que vão desde fazer as necessidades fisiológicas sem ajuda de um terceiro, focar atenção quando exigido, manter suas coisas organizadas, até escolher o lugar onde irão sentar na classe.
Por isso, no período da pré-escola as crianças já estão aptas para começarem a aprender os primeiros conteúdos que serão base para o ensino fundamental, como reconhecer letras e números, identificar o próprio nome e entender, mesmo que de forma superficial, como as palavras são formadas. Assim, é possível que se adaptem mais facilmente no primeiro ano e consigam acompanhar os conteúdos conforme vão aumentando de complexidade.
Quais atividades e objetivos desenvolvidos na pré-escola?
Agora que você sabe a idade certa para ingressar na pré-escola e a diferença deste período do ensino infantil com o berçário, chegou a hora de saber como são na prática as atividades e objetivos aprendidos nesta etapa da vida escolar.
Confira!
Desenvolvimento da linguagem
A pré-escola representa o início do desenvolvimento da linguagem, sendo marcado pelo reconhecimento das letras e primeiras palavras. É importante entender que essa fase é a base para aprender a ler e não a aquisição plena desta habilidade.
Aqui, o objetivo é familiarizar as crianças com a linguagem, com os livros, a leitura e a escrita. Isso é feito através de contação de história, rodas de leitura e da observação da forma como os professores realizam a escrita, no movimento das mãos durante o desenhar das letras.
Também é nesta fase que as crianças começam a ganhar mais espaço para se expressarem por meio da leitura e escrita à sua própria maneira, fazendo rabiscos, desenhos, símbolos e o que mais for preciso para reproduzirem seus pensamentos pela grafia.
Socialização com outras crianças
Outro ponto trabalhado na comunicação dos pequeninos durante a pré-escola é a convivência com as outras crianças da mesma idade, professores e outros profissionais dentro da escola.
É uma vivência que é preciso, fundamentalmente, ser experimentada para que aprendam as regras sociais, a forma adequada de se comunicar com os colegas, momento propício para tirar dúvidas e entender melhor sobre si mesmos e a sociedade.
É um meio de aprendizado para que entendam como respeitar o próximo, o que é preciso para serem respeitadas, quais atitudes são reprovadas e quais são bem recebidas pelas outras pessoas.
Estímulo à curiosidade
A curiosidade é uma característica comum entre todas as crianças e o ponto de partida para aprender algo novo. Na pré-escola a curiosidade é estimulada e trabalhada para ser utilizada pelas crianças para que aprendam o quê e quando observar, pesquisar, verificar os acontecimentos e levantar suas dúvidas para que sejam esclarecidas.
Por isso, esta etapa do ensino infantil é conhecida como o início do aprendizado do pensamento científico para construção de novos conhecimentos, onde as crianças são estimuladas a serem críticas e a discernir os diferentes tipos de informações que recebem.
É uma forma de desenvolver a capacidade reflexiva da criança para que ela saiba como agir futuramente tanto no ambiente escolar quanto em seus outros círculos sociais.
Desenvolvimento da autonomia infantil
Quando chegam na pré-escola, as crianças já possuem uma certa autonomia, mas ainda são dependentes em alguns pontos.
As atividades lúdicas propostas nesse período também têm como foco o aprimoramento da autonomia dos pequeninos para que saibam utilizar suas próprias ferramentas intelectuais no aprendizado, como unir fatores, sintetizar informações para facilitar o entendimento e utilizar o conhecimento já adquirido como ponte para aquisição de novos conhecimentos.
Atividades manuais e de movimento
Por fim, não podemos esquecer das atividades da pré-escola que tem como principal objetivo aprimorar a coordenação motora e desenvolver o conhecimento corporal.
Para isso, as crianças realizam tarefas artísticas e participam de brincadeiras lúdicas que desafiam sua capacidade motora para que ela seja aprimorada e a criança tenha domínio na hora de usar as diferentes partes do corpo, em especial suas mãos e dedos. Um bom exemplo é a atividade que pede para recortar letras em revistas/jornais. As crianças recortam, organizam, colam e formam palavras, sempre com o auxílio de um educador.
Assim, independente da tarefa, necessidade ou objetivo a ser alcançado, a criança entende melhor como usar seu corpo coordenadamente para concluir o que precisa ser feito.
Pronto, agora você sabe todos os pontos importantes dessa etapa excepcional para o desenvolvimento infantil. Se desejar aprender muito mais sobre as crianças e suas diferentes etapas de aprendizado, continue navegando em nosso blog!
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