Como estabelecer uma rotina alimentar pós-quarentena?

O período da quarentena exigiu de nós adultos uma grande necessidade de adaptação, mudança de rotina e compreensão. Podemos pensar o quanto isso impacta na vida de nossas crianças com mudanças de ambiente, impossibilidade do contato com outras crianças, redução das atividades ao ar livre e claro, alterações na rotina alimentar.

Com a expectativa do retorno tanto das atividades da escola, como de nossas rotinas normais, surge o questionamento sobre o retorno de nossas crianças e sua readaptação com a nossa alimentação. Como toda mudança na rotina das crianças, é importante que este período seja respeitado e que a readaptação seja feita de maneira gradual, praticando a alimentação participativa e dando o tempo necessário de adaptação de cada uma.

Pensando nisso, hoje trazemos algumas dicas que podem ajudar vocês famílias a ajudarem as crianças neste processo, para que o retorno seja seguro e agradável!

•  Organização de horários: dentro da rotina atual, é importante que a criança vá aos poucos tendo refeições próximas aos horários da escola. Isso facilita a adaptação para os horários normais da escola, especialmente que o organismo se adapte e sinta fome nestes momentos;
  • Alimentos oferecidos: em nosso cardápio, optamos pela oferta de alimentos in natura e minimamente processados em maior número possível e por evitar o consumo de alimentos ultraprocessados com grande quantidade de açucares, gordura e aditivos alimentares. Considerando a alteração do paladar, saciedade e efeitos no organismo, o ideal é que a alimentação da criança tenha como base os alimentos in natura, isso irá facilitar a aceitação dos alimentos oferecidos na escola;
  • Respeito ao tempo da criança: temos a consciência de que a aceitação e adaptação de cada criança será apresentada de formas diferentes. Dessa forma, é preciso entender e respeitar esse momento, estimulando que se alimentem, mas entendendo a aceitação de quantidades reduzidas, poucos alimentos ou recusas em refeições.

Sabemos que esse é um período de adaptação e que aos poucos, sendo estimuladas de forma correta, nossas crianças voltarão a se alimentar de forma saudável, prazerosa e feliz.

Amanda C Martins
Nutricionista Responsável Técnica
CRN10 4584

Fonte da fotografia: Enviada ao Colégio pelos pais durante a Campanha “Juntos: Conectados pela Educação”.