• Pedagogia

Limites na infância: por que é tão difícil trabalhar?

O que eu poderia dizer como introdução dessa temática é que o tema dos limites talvez seja um dos que mais inquieta pais e mães em todos os lugares.

Uma criança, ela tem um caudal de energia. E que energia é essa? É a energia da sua vida.

Trabalho com cursos e palestras há muitos anos e por mais que a gente costume variar dos mais diversos temas da infância e das crianças de uma forma geral, raramente eu ministro uma palestra ou algum curso em que as pessoas não façam pelo menos uma pergunta ou outra sobre a temática dos limites. Então, é um tema que realmente ele inquieta, ele causa dúvidas, ele perturba um pouco, porque não é um tema tão simples.

E é um tema que eu diria que não é somente inquietante (porque às vezes nós nos inquietamos com coisas que não têm lá tanta importância assim – isso também acontece). Mas o tema dos limites é um tema com o qual vale a pena nós nos inquietarmos, porque de fato é um tema muito importante para a educação infantil e para o desenvolvimento de um ser humano de forma geral.

A energia de vida de uma criança

Então por onde eu gostaria de começar a abordar esse tema dos limites afora essa introdução que já fizemos: em primeiro lugar gostaria que vocês tomassem em conta que uma criança, ela tem um caudal de energia. E que energia é essa? É a energia da sua vida. E essa criança, ela precisa canalizar, direcionar essa energia.

Vocês podem criar uma imagem de uma casa, ou, já que eu estou aqui numa numa escola, imaginem que a gente precise ter água para abastecer os banheiros, as pias, os bebedouros… Mas eu não posso chegar e soltar um caminhão de água aqui pela escola e falar “Olha, tem água sobrando aqui”. Eu preciso canalizar essa água. Armazená-la bem em caixas de água e como diz a própria palavra canalizar: estabelecer tubulações, conexões, canos que distribuam essa água em dosagens adequadas, para que ela possa ser bem utilizada e assim se torne melhor aproveitada.

A criança não consegue ainda organizar e regular a distribuição dessa energia, o que na prática significa que ela não tem ainda bem desenvolvido um controle sobre si mesmo.

Da mesma forma com a energia de um ser humano e no caso de uma criança, ela tem um um imenso caudal de energia. Só que essa energia não tem uma ordem, uma estrutura, de forma que ela não consegue trabalhar bem com a sua energia.

E por isso para nós adultos é tão engraçado ver as crianças pulando, saltitando… e a gente diz “Olha, ele não para, ele vai para lá, vai para cá…” Qual o sentido disso? O sentido é que é energia que sai com todos os lados, falando de uma forma brincalhona, mas o fato é que a criança não consegue ainda organizar e regular a distribuição dessa energia, o que na prática significa que ela não tem ainda bem desenvolvido um controle sobre si mesmo.

Então, ela precisa desenvolver em primeiro lugar essa capacidade de seguir as ordens que ela dá a si mesma e isso é um processo muito difícil para uma criança. Porque isso na prática significa aprender a canalizar essa imensa energia de vida que uma criança tem.

E tudo isso é o que chamamos de desenvolver uma palavra que ganhou má fama nas últimas décadas, mas que ainda é, e acredito que sempre será muito importante, que é desenvolver a disciplina.

Limites e disciplina

A disciplina é justamente essa capacidade de um ser humano de obedecer a si mesmo. E quando nós falamos de uma capacidade de canalizar a energia das nossas vidas, justamente disso que se trata a palavra disciplina. Ela é essa tubulação, ela não é a energia, é a tubulação que permite canalizar a nossa energia de vida.

Vocês podem estar pensando assim, “Poxa, Roger, mas eu vim na verdade para ouvir uma exposição sobre o tema dos limites… É sobre disciplina, então, que você vai falar?” Bom, é sobre limites, mas o fato é que a disciplina, que é algo tão importante assim, ela se estrutura com base em limites e regras.

Aí nós começamos a entender então qual a importância do tema dos limites aqui para nós hoje. Porque se a disciplina é essa capacidade de canalizar a energia de vida de uma criança, é claro que isso é fundamental.

Se nós não ajudamos uma criança a desenvolver a disciplina na sua infância, ela terá seríssimos problemas nas etapas subsequentes.

Para vocês terem uma ideia um grande filósofo chamado Immanuel Kant conhecido por muitos, o grande filósofo alemão, costumava dizer algo muito importante, ele falava assim:

“Olha, há alguns problemas que se você não trata, não corrige, não educa em uma criança, você pode saná-los mais tarde, até mesmo na vida adulta… Mas esse não é o caso do tema da disciplina. Se nós não ajudamos uma criança a desenvolver a disciplina na sua infância, ela terá seríssimos problemas nas etapas subsequentes até a vida adulta e muito dificilmente nós poderemos lidar bem com esses problemas e ajudá-la a sanar esses problemas de falta de disciplina”.

Quer mais sobre o tema dos limites? Clique e baixe o e-book gratuito: Como trabalhar os limites em cada etapa da infância