Benefícios da leitura para o desenvolvimento da criança na primeira infância
0-3 anos 3-6 anos Contação de Histórias Materiais Educativos

Benefícios da leitura para o desenvolvimento da criança na primeira infância

on
26 de fevereiro de 2022

O universo da literatura é vasto e encantador, e os benefícios da leitura ainda na primeira infância são reconhecidos por especialistas. Confira no artigo alguns motivos para iniciar esse hábito com seus filhos!

A literatura é uma das artes mais expressivas, populares e encantadoras do mundo. Desde que a escrita foi desenvolvida pelo homem, os livros passaram a ser, além de uma forma de registro histórico, uma ferramenta de aprendizado e entretenimento. Por tudo isso, os benefícios da leitura atraem crianças, jovens e adultos para esse universo de imaginação e conhecimento.

Nesse sentido, o desenvolvimento infantil, mesmo que na fase inicial, pode ser potencializado quando o hábito da leitura passa a ser estimulado, seja com o contato direto com os livros ou através da contação de histórias, inclusive para os bebês.

A seguir, confira uma lista de benefícios da leitura na primeira infância e comece agora mesmo a praticar este ato de amor com seus pequenos!

A primeira infância é a etapa mais importante da Vida - Matrículas Abertas

Benefícios da leitura: motivos para estimular seu filho desde cedo

Mesmo antes de aprender a ler, criar um interesse das crianças estimula seu desenvolvimento em diversas áreas: cognitiva, intelectual, criativa… Além, é claro, de enriquecer a linguagem e o vocabulário, especialmente das crianças que estão aprendendo a falar.

Por isso, ter contato direto com livros, mesmo que seja apenas para manusear, folhear e ver figuras, é capaz de despertar o interesse e trazer, desde muito cedo, os benefícios da leitura para a vida dos pequenos.

No entanto, é comum que a família não saiba muito bem como introduzir a leitura na rotina. Algumas pessoas acreditam que não faz sentido ler para um bebê que ainda não compreende bem a dinâmica, mas este é um grande engano! 

Quando a mãe e o pai, já na primeira infância, criam o hábito de ler para os pequenos, acabam por estabelecer uma conexão positiva e fazer com que a criança associe o livro a um momento de prazer e diversão. E ainda criam vínculos afetivos mais fortes, que estimulam sensações de bem-estar que são preciosas para que a criança se sinta segura, acolhida e amada.

Portanto, os benefícios da leitura não devem ser aproveitados somente quando a criança estiver em idade escolar. Desde bem pequenas, elas são capazes de aproveitar esse universo mágico da literatura e se desenvolver plenamente.

Então que tal entender de que modo a leitura estimula o desenvolvimento das crianças ainda na primeira infância? Veja abaixo alguns motivos importantes:

Estimula o desenvolvimento de habilidades relacionais

Um dos principais benefícios da leitura na primeira infância está relacionado ao desenvolvimento de habilidades relacionais, pois estimula o repertório dos pequenos e os torna mais sociáveis. Isso ocorre porque, através da literatura, a criança consegue projetar atitudes e posicionamentos que trazem mais empatia e compreensão do outro, melhorando as relações sociais.

Outro ponto importante é que, ao ler para uma criança, é possível fazer com que sua percepção sobre o tema seja fortalecida, já que há uma validação por parte da pessoa que lê – geralmente os pais ou um familiar – e isso traz mais relevância.

Aumenta o vocabulário da criança

Se para os adultos, a leitura já é a melhor maneira de expandir o vocabulário, para crianças os benefícios são imensuráveis nesse quesito. Afinal, as crianças aprendem a falar a partir do que ouvem, e ao ter uma história contada vão ampliando seu vocabulário e desenvolvendo a fala e a linguagem de maneira mais rápida e eficiente.

Portanto, quando o hábito da leitura é estimulado desde muito cedo, mais a criança irá assimilar palavras e criar um repertório, e isso não depende de escolher grandes clássicos da literatura com palavras complexas. Mesmo livros infantis mais básicos, com histórias curtinhas, auxiliam nesse desenvolvimento.

Conheça os Livros da Pedagogia Florença

Fortalece os vínculos afetivos

Entre os benefícios da leitura para as crianças está o desenvolvimento da afetividade. Ainda que não entendam bem o que está sendo contado, o vínculo afetivo entre quem conta a história e a criança está sendo estabelecido e desenvolvido, já que nesse momento há uma dedicação total ao ouvinte.

Além disso, a entonação da voz, o olhar e o carinho demandado ao se contar uma história transmitem os sentimentos e sensações positivos, que faz com que os pequenos percebam esse ato como um tipo de cuidado, de zelo.

Desse modo, é possível promover o desenvolvimento das emoções e estimular ainda mais as relações sociais em outros grupos e fases da vida.

Explora as emoções e situações do cotidiano

Quando uma criança ouve uma história, ela passa a relacionar aquilo que está sendo contado com situações do dia a dia, e também com emoções novas e conhecidas. Assim, ela aprende a correlacionar seus sentimentos e vivências, o que ajuda na compreensão, o que nem sempre é fácil para os pequenos.

Histórias que trazem momentos de tensão, surpresa, medo… Emoções pelas quais a criança passa ou já passou se tornam mais bem aceitas, pois ela percebe que são comuns a todos – inclusive aos heróis e princesas!

Exercita a criatividade

Todos nós, ao ler ou ouvir uma história, temos nossa imaginação estimulada. O pensamento vai longe, criamos na nossa mente uma visualização das situações e dos personagens, de modo a “desenhar” aquela história.

Agora imagine o quão rica é esta experiência para uma criança! Sua criatividade será estimulada e potencializada, de modo que cada história terá uma versão própria, onde os personagens e lugares são únicos. 

Dica importante: explore diferentes estilos literários

Para aproveitar ainda mais os benefícios da leitura, uma dica valiosa é explorar junto com seu filho alguns tipos diferentes de estilos literários. Isso fará com que ele conheça diferentes leituras e, aos poucos, vá desenvolvendo suas preferências.

Fábulas

As fábulas são o principal estilo literário infantil, onde as histórias são construídas em narrativas curtas. Os textos, geralmente, contam com personagens astuciosos, como animais falantes, onde há um tipo de “moral da história” que tenta transmitir lições de vida aos pequenos.

Alguns exemplos de fábulas famosas são: A Formiga e a Cigarra, O Lobo e o Cordeiro, A Raposa e as Uvas, entre muitas outras.

Lendas e mitos

Lendas são conhecidas como histórias que passam de geração para geração, e costumam envolver o folclore regional, com personagens como o Curupira, o Saci, a Cuca e o Negrinho do Pastoreio, por exemplo. 

Já os mitos são construídos a partir de narrativas cujos personagens são seres fantásticos, envolvendo o sobrenatural e a magia. Os clássicos da mitologia grega são ótimos exemplos, e que podem ser lidos para as crianças através das versões infantis.

Crônicas

Os benefícios da leitura de crônicas para as crianças estão relacionados com o tipo de narrativa do gênero, que traz elementos cotidianos com os quais os pequenos podem se identificar mais facilmente.

Com isso, se acostumam a identificar problemas e pensar na resolução deles, como uma forma de desenvolver a autonomia e o seu protagonismo.

Contos

Contos, especialmente os chamados ‘contos de fadas’, são outro tipo de estilo literário bem comum ao universo infantil. Cinderela, Branca de Neve, Os Três Porquinhos, entre muitas outras, fazem parte da infância de muitas pessoas há décadas e décadas, e ainda permanecem como as preferidas dos pequenos.

A partir de uma narrativa simples, curta, em que os personagens enfrentam desafios e problemas a serem resolvidos, as crianças são inspiradas a enfrentar as barreiras em busca do tão desejado “final feliz”.

A primeira infância é a etapa mais importante da Vida - Matrículas Abertas

👶 Matrículas Abertas Colégio Florença

Somos referência nacional em Educação Infantil

Um trabalho tão qualificado precisa de um alto grau de especialização. É por isso que recebemos estudiosos de todo o Brasil para conhecer e pesquisar nossa Escola. O Colégio Florença desenvolve há 15 anos uma metodologia inovadora, especializada na educação de crianças de 0 a 6 anos.

👉 Saiba mais sobre o Colégio Florença

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

COLÉGIO ACADÊMICO FLORENÇA. 15 ANOS DE AMOR À EDUCAÇÃO.
Santa Mônica – Florianópolis

Somos um time que ama a Educação e ama o que faz. Para garantir a qualidade de nosso Projeto Educativo, nossa equipe de Coordenação e Direção é formada por muitas pessoas qualificadas. Nossos educadores estão interessados em se aperfeiçoar constantemente, por meio da prática das ideias Pedagógicas que fundamentam nosso trabalho.

Pesquisar