Rotina na infância: 2 crianças interagindo na sala de aula
Dicas Pedagogia

Rotina na infância: como estabelecer?

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26 de setembro de 2018

A rotina na infância é um dos temas que compõem o repertório de conversas, dúvidas e debates intermináveis quando o assunto em pauta diz respeito aos bebês e crianças pequenas.

Essa atenção toda faz sentido, afinal de contas, esse é um dos assuntos mais importantes para pais, mães, professores e todos aqueles que se preocupam com a educação na primeira infância.

 

Mas por que a rotina na infância é tão importante?

Para responder a essa pergunta, temos que em primeiro lugar compreender algumas das necessidades fundamentais dos ser humanos, e de forma mais específica, em sua tenra idade.

Uma dessas necessidades é a de aprender a situar-se com relação a dois elementos fundamentais: o tempo e o espaço.

É por meio dessas duas esferas que toda a vida humana se desenvolve. Nós, adultos, criamos certas estruturas para lidar com o tempo e o espaço; a maioria delas baseada em conceitos, em conceitos, como é o caso do relógio e da forma como computamos as horas.

O que ocorre é que a criança pequena se encontra em uma fase da vida em que essas estruturas mentais necessárias para lidar com o tempo e o espaço, como fazemos nós adultos, ainda não estão plenamente desenvolvidas.

Na prática isso significa dizer que comunicar a uma criança de 1,6 anos que vamos passear daqui a uma hora, por exemplo, poderá fazer pouco ou nenhum sentido para ela. Dificilmente compreenderá o significado exato de nossas frases, a linguagem verbal, e menos ainda as unidades que usamos para referenciar o tempo.

Da mesma forma ocorre com o espaço: criamos endereços, ruas, números de referência, direções, latitudes e longitudes, enfim, todos esses conceitos que nos permitem nos situar no espaço em que vivemos o cotidiano.

Mas do mesmo modo como acontece com relação ao tempo, a criança pequena não poderá se valer dessas estruturas. Para ela, esses eixos de orientação representados pelo tempo e pelo espaço, assim como as estruturas para lidar com seu estado psicológico, são muito mais difusos do que para o adulto. E sem ter essas referências claras, a criança passa a sentir uma imensa insegurança para viver.

 

Como estruturar uma rotina para as crianças?

Sabendo agora que uma criança ainda não possui as mesmas condições que um adulto para se referenciar no tempo e no espaço, como poderemos comunicar o que faremos com ela, e em que local e em que momento? A resposta é que poderemos fazer isso se soubermos organizar a sua rotina.

 

Estruturando a rotina em casa

Quando pensamos em estruturar a rotina na infância, ou na vida de uma criança pequena, temos que pensar na organização dos seus espaços e do seu tempo.

 

O Espaço

Em casa, esse local equivale ao quarto próprio. Todos nós precisamos encontrar nosso lugar no mundo, e por ora, esse é o lugar exclusivamente dela.

Esse espaço precisa ser definido a partir dos 2 ou 2 anos e meio de idade, pois tem um papel importantíssimo no processo de  individualização da criança que começa a ocorrer a partir dessa faixa etária.

Dormir no quarto dos pais pode significar continuar sendo totalmente dependente, e isso afetará a criança de forma negativa.

O Tempo

Organizados os espaços, cabe a partir de então definir o elemento do tempo, que são os momentos do dia. Se a criança vai para a escola, é fundamental que se defina uma faixa de horário para a chegada da criança, que pode se estender entre uma e duas horas.

Chegando sempre na mesma faixa de horário, a criança é logo inserida nos rituais de recepção e início do dia, o que a acalma e lhe permite orientar-se com relação a tudo o que ainda irá se desenvolver.

No que se refere à rotina, o mais importante é que se defina claramente os horários de cada um desses momentos, sempre aceitando uma margem flexível de tempo para abarcar as eventualidades.

 

Estruturando a rotina na escola

O Espaço

Por mais que as crianças possam mudar de sala em suas escolas para fazer atividades distintas, como em sistemas de laboratórios de experiências práticas, ateliês, dentre outros, como se trabalha em algumas propostas educacionais, ter a sua própria sala é algo essencial para que se estabeleça a rotina na infância. É um ponto de referência com importância psicológica insubstituível.

Possibilitar que a criança tenha esse espaço central, de base, de referência, representa um eixo de orientação para todos os demais locais dos quais ela irá usufruir.

Pois sem dúvidas, há ainda outros espaços importantes que comporão a rotina na infância, como seu local de atividades ou de livre brincar, os locais das refeições, os parques e outros, tanto em casa quanto na escola. Mas eles devem estar orientados a partir de um elemento central, que nesse caso é a sala própria da criança.

O tempo

Após a chegada, temos na escola vários outros momentos, como o lanche, a higienização e a troca de fraldas para os bebês, as atividades diretivas, as atividades livres, até chegar o momento de saída.

Tanto em casa, com a família,  como na escola, deve haver uma sequência de eventos e atividades diárias.

 

Quais os benefícios de uma rotina para os pais?

Além de ser fundamental para as crianças, a rotina na infância tem um papel muito importante também para os pais, pois a medida em que as crianças sentem-se seguras, todos os seus comportamentos passam a ser mais tranquilos e regulares, o que facilita bastante a organização do dia, assim como a rotina de casal, com seus afazeres diários, que também precisam ser atendidos.

 

Cuidado com os exageros

A rotina deve trabalhar a favor da liberdade, e não amarrar a vida a processos mecânicos. Por isso, uma boa rotina só é possível quando sabemos temperá-la com flexibilidade.

A exemplo disso, é importante que a criança almoce em um local apropriado para tal. Mas isso não deve impedir que em um certo dia faça um piquenique com os pais em um parque, sentada no solo, em meio à grama e às árvores.

Exceções são possíveis e aceitáveis, e naturalmente ocorrerão. Por exemplo, quando houver um trânsito dificultoso no caminho para a escola, a criança chegará mais tarde; ou, quando tiver que ir ao médico, sairá da escola antes do horário regular, e tudo isso deve ser visto com naturalidade.

Os problemas começam apenas quando a exceção se torna regra. É preciso evitar que isso aconteça para que se preserve um ambiente harmônico e propício para a educação da criança pequena.

Acima de tudo, devemos saber que a rotina permite a criança viver suas experiências com profundidade e alegria, elementos essenciais para seu desenvolvimento e aprendizado.

Portanto, mesmo que você, pai, mãe ou professor, encontre dificuldades e resistências quando começar a organizar a rotina de seus filhos ou alunos, saiba que todo o esforço valerá a pena pois se trata da construção de uma estrutura fundamental que perdurará por toda a vida.

Quer saber porque é tão difícil estabelecer limites? Acesse este artigo em nosso blog e entenda mais. [Limites na infância: por que é tão difícil trabalhar?]

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