10ª Jornada Pedagógica: formação continuada no Colégio Florença

No dia 1º de setembro (sábado) aconteceu em Florianópolis a Jornada da Pedagógica do Colégio Florença. O encontro, em sua 10ª edição, faz parte do processo contínuo de qualificação da Escola no trabalho com a Educação Infantil.

Além da qualificação em si, dividida entre os grupos de 0 a 3 anos e de 3 a 6 anos (Grupo Bebê e Grupo Infantil, respectivamente), o encontro também permitiu à equipe do Colégio estreitar os laços de amizade e compartilhar experiências do dia a dia no trabalho com as turmas.

Grupo Bebê: Cuidados essenciais com o Berçário

No Grupo Bebê o encontro teve como foco os cuidados essenciais dos momentos de trocas de fraldas. Foi desenvolvida uma oficina para tratar sobre o tema e reforçar a importância de o educador desenvolver esse processo de forma muito consciente.

Carla Barboza, Coordenadora do Grupo Bebê explica: “Existe um paradigma muito grande nos Berçários de que as trocas de fraldas são momentos de menor importância… Essa é uma ideia totalmente equivocada, as trocas são oportunidades importantes e devem ser feitas com toda a atenção possível, pois são momentos de contato íntimo do adulto com a criança. É um momento de parceria: a criança precisa do adulto para realizar coisas sozinha não pode fazer e essa é uma relação muito delicada, que demanda muito cuidado e respeito por parte do educador.”

Segundo a Coordenadora, as trocas de fralda e os momentos de higienização permitem a construção de um laço de confiança entre o adulto e o bebê, o que é imprescindível no processo educativo.

Uma das professoras presentes também comenta: “Esse é um momento muito importante, de contato com a pele do bebê, de interação e conversa, são vários aspectos que vão permitindo a gente conhecer e se relacionar com aquela criança.” – destaca.

Seminário de Estudos de caso

As educadoras do Grupo Bebê também integraram um momento especial onde puderam trazer e apresentar estudos de casos importantes, cujos conflitos ou questões foram superadas através das ferramentas pedagógicas desenvolvidas na escola.

Seminário de Estudo de Caso - Grupo Bebê

Cada professora trouxe alguma situação onde superou alguma dificuldade ou desenvolveu algum aspecto da criança através dos métodos pedagógicos trabalhados. Entre as todas as questões, as maiores se encontraram em choros contínuos, dificuldade desfralde, mordidas, agressividade etc.

Grupo Infantil: Observação ativa e uso dos brinquedos

O encontro também foi bastante destacado para o trabalho com o Grupo Infantil. Nele o tema inicial foi o da Observação Ativa, um dos princípios básicos da Pedagogia Florença e que permite ao educador desenvolver uma atmosfera de cuidado adequada com as crianças da turma. Esse princípio é desenvolvido em todas as idades, tanto em relação à faixa dos 0 a 3 anos quanto dos 3 a 6 anos.

Segundo a Direção do Colégio, esse princípio está fundamentado em desenvolver um critério claro de quando se deve atuar em relação às crianças e quando não deve, ou quando é necessário intervir nos momentos de atividades livres e quando não é.

Janaína Oliveira, Coordenadora do Grupo Infantil explica o conceito: “Nos chamados momentos não diretivos (que incluem atividades como de parque) a ideia é que as crianças brinquem de forma livre, sem interferência por parte dos adultos, porém com uma observação ativa, isto é, havendo um olhar atento às brincadeiras e às relações entre as crianças. Assim, há os momentos em que é necessária uma intervenção sutil do adulto, a fim de que possa preservar a harmonia e a tranquilidade da atividade.”

“Como há diferenças naturais entre as crianças”, explica a Coordenadora, “é necessário que a professora tenha um olhar atento e sobretudo possa cuidar do ritmo natural de cada criança, permitindo que todas participem da forma harmônica da atividade. Respeitar esse ritmo é importante porque na verdade ele traduz o que cada criança carrega dentro de si em termos de necessidades de experiências.”

Segundo a equipe de Coordenação da escola infnatil, a aplicação de forma adequada da Observação Ativa resulta em algo importante na educação infantil que é o sentimento de harmonia e segurança. “A segurança tanto no sentido prático, quanto no sentimento que as crianças desfrutam é um requisito essencial para um trabalho educativo natural, como o que buscamos no Colégio Florença” – finaliza a Coordenadora Pedagógica.

Uso dos Brinquedos não estruturados no Colégio Florença

Outro tópico importante foi sobre o uso dos brinquedos não estruturados.

Conceito desenvolvido por pedagogos e pesquisadores da infância de diversas épocas e aplicado pelo Colégio Florença, o uso dos chamados brinquedos não estruturados fazem parte de um trabalho importante para as crianças de 3 a 6 anos. Este é um período em que há a formação da chamada função simbólica na criança, que é um momento onde elas deixam de compreender os objetos e a vida de forma geral somente pelo seu caráter concreto, mas também começam a atribuir ideias e símbolos através dos objetos com os quais se relacionam.

Assim, explica, a Coordenadora, “Os brinquedos não estruturados fazem parte de uma necessidade natural desta faixa etária. Os brinquedos comuns são importantes, porém se uma criança tem contato somente com eles, esse processo de formação simbólica fica limitado. É fundamental que elas tenham também contato com os brinquedos não estruturados, que trabalha a plasticidade cerebral, através do uso da criatividade e da imaginação na interação com estes brinquedos.”