Festa do Pijama encerra o semestre no Florença

O primeiro semestre de 2018 contou com um arremate especial: a Festa do Pijama do Colégio Florença, realizada na noite de sexta-feira (13/7) para sábado (14/7).

A brincadeira contou com a participação dos alunos dos Prés I, II e III, que são as turmas de 3 a 6 anos da Escola Infantil em Florianópolis e que por meio de atividades lúdicas experimentam seus primeiros “desafios” fora de casa.

A festa do Pijama, que trabalho o tema Desbravando Outros Continentes, levou as crianças a uma viagem para outros “cantos geográficos” da escola. As crianças iniciaram a brincadeira explorando os diversos espaços, tão bem conhecidos durante o dia, mas que ganham outros aspectos durante à noite.

A brincadeira iniciou com a roda de musicalização, seguido pelo lanche coletivo e então o grande desafio da noite: a “Caça ao Tesouro”. Após a aventura, as atrações prosseguiram com o desfile do pijama, a Roda de Conto e o cinema especial encerrando a noite dos pequenos.

Segundo a Coordenação Pedagógica, a Festa do Pijama é uma atividade muito rica para a Educação Infantil, pois permite de forma lúdica trabalhar aspectos importantes do universo da infância. A partir desta faixa-etária, as crianças começam a inserir alguns elementos de aventura em seu processo de desenvolvimento e a brincadeira vai ao encontro desses aspectos.

Além de os alunos participarem de uma aventura em um ambiente seguro, são trabalhados aspectos imaginativos, que têm grande importância na primeira infância. Ao mesmo tempo em que é prazerosa, a imaginação é a principal capacidade humana a ser desenvolvida nessa etapa da infância, pois forma a base da inteligência da criança.

A interação com a turma e com os colegas das demais turmas também permite um importante processo de socialização e de troca de experiências entre os amigos. São lembranças que perduram a vida inteira, registradas nos corações dos pequenos.