Conheça os principais marcos no desenvolvimento das crianças e como identificar um possível atraso na fala e na linguagem.
O desenvolvimento das crianças é motivo de ansiedade para os pais, especialmente aqueles chamados “de primeira viagem”. Por isso, questões relacionadas a um possível atraso na fala costumam gerar preocupação e dúvidas.
No entanto, cada indivíduo, desde a formação, possui suas particularidades, e por isso não há uma fórmula exata para afirmar quando o desenvolvimento de uma criança está adiantado ou atrasado. As variações são muitas, desde o tempo, até o meio em que vive e os estímulos que recebe.
Contudo, existem algumas fases, chamadas de marcos do desenvolvimento, que costumam se assemelhar entre a maioria das crianças, e apontam os primeiros sinais sonoros e a evolução da linguagem e da fala.
A seguir, vamos trazer quais são esses marcos e apontar algumas características de um possível atraso na fala e o que os pais devem fazer nessa situação. Acompanhe!
Diferenças entre atraso na fala e atraso na linguagem
É importante frisar que atraso na fala e na linguagem são coisas distintas. O primeiro ocorre quando a criança não demonstra um desenvolvimento adequado da fala de acordo com sua fase de vida. Nesses casos, mesmo que a criança utilize palavras e frases para se expressar, o entendimento delas é mais difícil.
Já o atraso na linguagem não está relacionado ao ato de falar. Isso significa que a capacidade da criança de obter ou dar informações não ocorre de modo representativo. A percepção da linguagem ocorre quando a criança reconhece que as coisas ao seu redor possuem um nome e um significado e, ao juntar os dois, consegue transformá-los numa palavra.
Os 4 marcos no desenvolvimento da fala e da linguagem
A partir do nascimento, a criança já começa a desenvolver sua fala e linguagem. Os sons fazem parte da sua expressão e, à medida que cresce, vai modificando os sinais sonoros e aperfeiçoando sua forma de comunicação com o mundo.
Segundo os especialistas, o desenvolvimento da fala e da linguagem possui marcos, que são caracterizados por quatro fases principais, descritas a seguir.
Entretanto, como dito logo no início, cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento. Antes de achar que as coisas estão fora da normalidade, é importante entender que a idade nos serve apenas como uma referência temporal.
Até os 12 meses
No primeiro ano de vida, o bebê passa por um desenvolvimento sutil da linguagem e da fala. O primeiro som que é capaz de emitir é o choro. Por ele, a criança informa o que está sentindo: fome, sede ou dor. Inclusive, muitas mães desenvolvem a habilidade de saber o que a criança quer ou sente apenas pela forma como ela chora.
Entre os 2 e 3 meses, o bebê já esboça sorrisos, e a partir dos 6 meses já terá a capacidade de acompanhar sons externos. Aos 12 meses, alguns bebês já balbuciam algumas palavrinhas e já sabem identificar nomes de pessoas e objetos comuns.
Dos 12 aos 15 meses
Nesta fase, a criança já balbucia mais alguns sons e palavrinhas e então começa a imitar as palavras que ouve com mais frequência. É nesse período que os bebês costumam pronunciar “mamãe” e “papai”, cada um a seu modo, claro. Também já conseguem compreender frases simples com pequenas instruções, como “me dê o brinquedo” entre outras.
Dos 18 aos 24 meses
Entre 1 ano e meio e 2 anos de idade, a criança aumenta seu vocabulário e passa a ser capaz de formar frases curtas. Também já consegue identificar e aprender a falar as partes do corpo.
Dos 2 aos 3 anos
A partir dos 2 anos, a criança reconhece objetos em livros ou no ambiente. Os plurais simples já são introduzidos e ela já consegue usar verbos e substantivos.
Após os 3 anos, o desenvolvimento da fala se torna mais visível, e a criança se torna capaz de contar pequenas histórias, cantar músicas e falar seu nome.
Os sinais do atraso na fala
Geralmente, o atraso na fala dos pequenos aponta alguns sinais, que podem servir de alerta para que os pais procurem ajuda com um especialista. Estes sinais costumam ser diferentes de acordo com a idade e fase da criança. Vejamos quais são:
- Crianças de qualquer idade que não demonstram reação aos estímulos sonoros ou que não produzem sons com a própria voz;
- Bebês de 1 a 2 anos com dificuldade de compreender frases e estímulos verbais, que não tentam imitar os sons e as palavras mais comuns e que costumam se comunicar mais com gestos do que balbuciando;
- Crianças acima de 2 anos de idade que não falam palavras ou pequenas frases de modo espontâneo, que repetem palavras sem sentido na comunicação e que apresentam um tom de voz anasalado ou anormal, tornando a compreensão do que diz mais difícil.
Vale ressaltar que as fases e idades apresentadas são apenas uma estimativa, e cada criança pode apresentar seu desenvolvimento em tempos diferentes, sem que seja, necessariamente, considerado um atraso na fala.
Possíveis causas do atraso na fala
O atraso na fala pode ter causas bastante variadas. Desde falhas na audição e até mesmo problemas de neurodesenvolvimento, como por exemplo o autismo, ou ainda distúrbios de linguagem ou a chamada apraxia da fala. Este último ocorre quando a criança sabe o que quer comunicar, mas há uma falha cerebral em executar a sequência necessária para produzir os sons da fala.
Outro ponto bastante importante para o qual mães e pais devem estar atentos é o uso excessivo de telas (smartphone, tablets, televisores etc), que pode ser associado à baixa estimulação, sobretudo em crianças menores de 2 anos. Especialistas têm apontado este como um dos principais fatores de risco atuais para o atraso na fala e na linguagem entre as crianças.
Portanto, se o problema não for considerado uma variação normal, ele pode ser oriundo das seguintes causas:
- surdez, que pode ser genética ou por infecções crônicas de ouvido;
- alterações na língua, como o freio de língua curto;
- problemas neurológicos que afetam o sistema cognitivo.
No entanto, a estimulação das crianças é um ponto-chave para evitar o atraso na fala, afinal, elas aprendem ouvindo. Por isso, ao serem pouco estimulados, consequentemente haverá um desenvolvimento mais lento, ainda que a cognição e a audição estejam em pleno funcionamento.
Desse modo, a conversa, a contação de histórias e as interações verbais e sonoras são fundamentais para evitar o atraso na fala, desde os primeiros meses de vida.
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Quando o atraso na fala é considerado um problema?
É muito normal que algumas crianças demorem mais a falar do que outras. Além disso, existem alguns mitos em torno do atraso na fala que não devem ser levados em conta, como por exemplo, a ideia de que as meninas falam mais cedo que os meninos porque o cérebro feminino apresenta uma maturação mais precoce.
Outra ideia equivocada é a de que crianças de aproximadamente 2 anos e meio não precisam falar, quando na verdade, nesta idade é comum que já se formem pequenas frases de duas palavrinhas.
Portanto, o atraso da fala e da linguagem só será considerado um problema quando, apesar das variações individuais comuns, a criança demonstrar algum tipo de anormalidade, dentro da fase onde se espera um comportamento diferente, mais desenvolvido.
É importante ressaltar que são vários os sinais a serem observados, e não apenas a quantidade de palavras e a forma como são ditas. O desenvolvimento da musculatura da face no primeiro ano de vida também é um indicador de saúde e pode apontar a normalidade necessária para a fala.
É possível tratar os atrasos de desenvolvimento da fala?
A partir de uma avaliação especializada, que pode ser feita por um otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, pediatra ou neuropediatra, o diagnóstico de atraso na fala apontará os possíveis tratamentos.
A literatura infantil como forma de auxiliar no atraso de fala
Uma vez que os estímulos sonoros são essenciais para o desenvolvimento da fala, o hábito de ler para a criança deve ser iniciado desde cedo. Por isso, livros infantis são tão importantes, uma vez que são de fácil compreensão e induzem a criança a fazer associações entre as histórias e o ambiente.
Então, mães e pais devem sempre contar com a literatura infantil, da forma mais variada possível, para evitar ou mesmo tratar um problema de atraso na fala dos pequenos.