Fachada do Colégio Florença - Escola infantil em Florianópolis

2019 inicia com novidades no Colégio Florença

16 de janeiro de 2019

2019 demarca um período especial para o Colégio Florença. A escola infantil no bairro Santa Mônica, que iniciou seus trabalhos em 2004, completa este ano 15 anos de atividades em Florianópolis. Em um ciclo comemorativo e fase de maturação do seu projeto, o Colégio traz uma série de aprimoramentos relacionados à sua estrutura física e pedagógica.

Novidades na área pedagógica da Escola

Na área pedagógica, o grande marco é o conjunto de novos projetos desenvolvidos a partir de pesquisas pedagógicas feitas ao longo dos últimos anos. Benedita Martim, vice-diretora da escola afirma:

“Como sempre ressaltamos, a educação infantil é a etapa mais significativa de desenvolvimento da criança nos seus vários aspectos, físicos, psicológicos, emocionais e sociais e isso demanda uma atenção muito especializada por parte dos educadores.”

No Grupo Bebê, dedicado ao trabalho com as crianças de 0 a 3 anos, a nova abordagem, centrada na interação dos adultos com os bebês é o grande destaque pedagógico para esta faixa etária.

Estudos internos iniciados em 2017 demonstraram que a comunicação dos adultos com as crianças têm um papel insuspeitado na infância, levando a um desenvolvimento ímpar da inteligência e com reflexos permanentes para toda a vida da criança.

“O efeito que tem a comunicação do adulto com os bebês, tanto no sentido da qualidade, como mesmo na quantidade, tem um resultado que nos leva a perceber elementos impressionantes do universo dos pequenos. Possivelmente, é uma das maiores descobertas que já fizemos até então“, afirma Roger Hansen. A ideia, segundo o diretor da escola infantil e pesquisador da infância, é que os resultados dos estudos sejam aplicados no cotidiano das turmas e incorporados nos Princípios da Pedagogia Florença ao longo deste e dos próximos anos.

Para o Grupo Infantil, as novidades são bastante amplas. 2019 será o ano de lançamento de dois livros voltados ao trabalho com a faixa-etária dos 3 a 6 anos e também da implementação de novas abordagens dentro dos eixos de Atividades de Movimento e de Atividades Manuais.

O lançamento do primeiro volume da Coleção O Belo Reino trará sua contribuição ao eixo de Contos e Linguagem, com histórias desenvolvidas dentro da Escola. O lançamento do livro Pedagogia Florença II, será a coroação da fundamentação do trabalho voltado aos 3 a 6 anos, dando continuidade ao primeiro livro, voltado à faixa etária de 0 a 3 anos, lançado em 2017.

Estrutura física

A estrutura física traz também muitos avanços neste ano comemorativo. Além da pintura, embelezamento e melhorias estruturais em todos os ambientes da escola, destaca-se a da adequação dos espaços para atender adultos e crianças com necessidades especiais (PNE).

O Colégio Florença, cujo propósito fundamental está centrado no estudo, pesquisa e dedicação à educação infantil, fica contente em poder apresentar tantas novidades em seus 15 anos de trabalho, que consolidam a Pedagogia Florença no meio educativo brasileiro.

Clique aqui e conheça o Colégio Florença. Escola Particular Infantil no Santa Mônica, próxima ao Itacorubi, em Florianópolis, com Berçário e especialização na Educação Infantil 0 a 6 anos.