Retirar os calçados antes de entrar: imagem com tênis em chão de madeira
Artigos recomendados

Retirar os calçados antes de entrar: fundamental em ambientes com crianças

on
17 de janeiro de 2019

Retirar os calçados antes de entrar é importante em casas ou ambientes com crianças?

Artigo, que originalmente foi veiculado pela revista Live Science, esclarece o tema bastante discutido e traz orientações a respeito dos cuidados com o uso dos calçados dentro de casa, em especial em locais onde moram ou transitam crianças.

Especialista traz maiores orientações e explicações sobre o tema, objeto de estudo da Universidade do Arizona, EUA. Mesmo considerando que as solas dos sapatos são um ponto de encontro para mais de 400.000 bactérias, Jonathan Sexton, microbiologista da Universidade argumenta que não há um risco significativo para a saúde dos adultos.

Devido ao contato frequente, os adultos naturalmente vão adquirindo resistência e imunidade aos microorganismos presentes nos ambientes por onde transitam, de maneira geral.

Porém o cenário é diferente quando se trata de crianças e pessoas com imunidade comprometida. Esses são os grupos de maior risco e que por isso, segundo o especialista, deve haver um cuidado muito importante em relação ao uso de calçados em casa, em especial nos ambientes onde há crianças em fase de engatinhar. Para esses dois grupos, retirar os calçados antes de entrar é algo fundamental.

Estudos demonstram que em quase todos os calçados é possível encontrar bactérias de variados tipos, incluindo as do tipo Escherichia coli. Embora a maioria seja inofensiva para o ser humano, algumas cepas deste microorganismo podem causar diarreia grave, infecções do trato urinário e até mesmo meningite, doença inflamatória de grande risco para a saúde de adultos e crianças.

Em algumas escolas infantis, como é o caso do Colégio Florença, há procedimentos de higiene e saúde específicos, sendo necessário, por exemplo, retirar os calçados antes de entrar nos ambientes ou vestir calçados especiais, para que desta forma seja mantida a qualidade do local por onde as crianças transitam.

 


Clique aqui e conheça mais sobre o Colégio Florença. Escola Particular Infantil no Santa Mônica, próxima ao Itacorubi, em Florianópolis, com Berçário e especialização na Educação Infantil 0 a 6 anos.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

COLÉGIO ACADÊMICO FLORENÇA. 15 ANOS DE AMOR À EDUCAÇÃO.
Santa Mônica – Florianópolis

Somos um time que ama a Educação e ama o que faz. Para garantir a qualidade de nosso Projeto Educativo, nossa equipe de Coordenação e Direção é formada por muitas pessoas qualificadas. Nossos educadores estão interessados em se aperfeiçoar constantemente, por meio da prática das ideias Pedagógicas que fundamentam nosso trabalho.

Pesquisar