• Notícias

Contos de Fadas e Educação Infantil: Colégio Florença faz lançamento em nível nacional de novo livro de sua Pedagogia

O dia 23/3, último sábado,  foi dedicado aos estudos para educadores de diversos estados  do Brasil que foram a São Paulo para participar do Curso “Os Contos de Fadas na Educação Infantil”, ministrado pelo professor e pesquisador da infância Dr. Roger Hansen, que é Diretor do Colégio Florença.

Além de técnicas e elementos didáticos, o curso apresenta um profundo conhecimento sobre o sistema simbólico desse estilo específico de histórias que são os contos de fadas e que possibilitam contribuições sem igual para a educação infantil.

Após a capacitação, o evento ganhou um ar bastante especial, pois a formação deu lugar ao coquetel e noite de autógrafos do lançamento da primeira série de Contos de Fadas da Pedagogia Florença, a Coleção “O Belo Reino”.

O Lenhador, primeiro livro da Coleção, que será composta por um total de 10 volumes, traz um conto repleto de elementos pedagógicos e estruturado de acordo aos cânones artísticos e educativos dos contos  infantis.

Além do conto em si, que é um resgate de uma antiga história da tradição oriental, o livro também traz instruções de como trabalhar os contos com as crianças, assim como um capítulo completo dedicado a interpretação simbólica, com a finalidade de orientar pais e educadores.. .

O autor do livro, prof. Roger Hansen, ressalta que os contos de fadas compõem um patrimônio imaterial da humanidade e representam  uma necessidade primordial da infância.

Segundo Roger, “eles permitem o desenvolvimento equilibrado de todos os potenciais e valores humanos necessários para o saudável desenvolvimento da criança. Mas como se trata de uma arte que vem sendo desvalorizada, os critérios para um bom trabalho com contos de fadas vêm sendo perdidos, e isso nos motivou a lançar essa coleção para apoiar pais e educadores na missão de educar”.

Para os organizadores do evento, trata-se de uma oportunidade muito especial, pois consiste em de levar os estudos de anos da Pedagogia Florença, desenvolvidos na escola, para outros lugares do Brasil.

“Este livro é fruto da experiência que desenvolvemos por anos e que podemos levar outros a usufruírem desse trabalho dedicado às crianças. É uma forma de fazer chegar em outras pessoas, outras escolas. É um material lúdico, mas também pedagógico, pois tem todo um ensino de como utilizar esse recurso como ferramenta pedagógica.” – Relata Waléria Pessoa, responsável pela organização e realização do evento.

Após o lançamento nacional em São Paulo, a Escola fará também um lançamento local voltado aos pais e familiares do Colégio Florença. O coquetel de lançamento, acontecerá no dia 16/4 (terça-feira) às 18h na Livraria Catarinense do Shopping Beira-Mar. A entrada é franca e contará com noite de autógrafos com o autor e diretor do Colégio Florença, prof. Roger Hansen.

Clique aqui e conheça mais sobre o Colégio Florença. Escola Particular Infantil no Santa Mônica, próxima ao Itacorubi, em Florianópolis, com Berçário e especialização na Educação Infantil 0 a 6 anos.