Nutrição infantil: quais alimentos consumir nas épocas frias?

Quando o assunto é nutrição infantil, há muitas dúvidas dos pais em relação ao tipo de alimentação e as diferentes estações, em especial as épocas frias do ano. Com a aproximação do outono e inverno, além dos  dias mais curtos com temperaturas mais baixas, características das estações frias, também podemos observar a influência que a mudança de temperatura causa nos pequenos: as gripes e resfriados.

Por isso, neste artigo de nutrição infantil vamos falar um pouco sobre a importância do consumo de alimentos próprios da época.

Disponibilidade dos alimentos

Primeiramente, precisamos entender que a tecnologia empregada no cultivo e produção dos alimentos nos tempos atuais permite que nós, consumidores, possamos encontrar de maneira facilitada certos tipos de frutas ou de alimentos durante todas as épocas do ano. Entretanto, isso não significa que estes alimentos sejam naturalmente produzidos durante o  ano todo.

Cada época do ano possui os chamados alimentos típicos de cada estação, que variam de acordo  à sazonalidade: alguns se desenvolvem no verão com altas temperaturas, outros no inverno com as baixas e assim por diante. Assim, Para que um alimento cresça durante todo o ano, é necessário empregar grandes quantidades de agrotóxicos, o que pode ser prejudicial para a nossa saúde.

É muito importante, portanto, ao tratarmos de nutrição infantil, optar sempre pelas frutas próprias da época, tanto em função dos métodos empregados para produção dos alimentos fora da estação quanto por apresentarem características que auxiliam na imunidade tanto de adultos quanto crianças. A natureza é perfeita!

Vamos conferir quais são estes alimentos, então!

  • Caqui: muito comum no outono, é rico em cálcio, ferro, licopeno, vitaminas A e, B;
  • Carambola: é uma fruta com poder antioxidante, por possuir polifenóis, além disso possui vitaminas A, complexo B e C, cálcio, ferro e fósforo;
  • Kiwi: fruta rica em vitamina C, cálcio e fósforo além de pectina, um tipo de fibra;
  • Laranja e tangerina: as mais comuns quando pensamos em fontes de vitamina C, mas possuem cálcio e fósforo, além de vitamina A e B também;
  • Inhame: é um tubérculo pouco usado na nossa alimentação, mas muito saboroso, pode substituir os cereais e outros tubérculos. É um alimento com muitas propriedades, apresenta várias vitaminas do complexo B, minerais como fósforo, cálcio, ferro, magnésio;
  • Gengibre: por possuir componentes antibacterianas e anti-inflamatórias, vitamina C, fósforo e potássio, auxilia na melhora do sistema imunológico;
  • Pinhão: é um alimento muito presente na nossa alimentação, é um alimento que fornece energia, por ser rico em carboidratos. Possui fibras, inúmeros minerais como cobre, zinco, manganês, ferro e especialmente potássio. Além disso, no pinhão também podemos encontrar ácidos graxos ômega 6 e 9, que auxiliam a reduzir o colesterol e previnem doenças cardiovasculares.

Conhecer um pouco mais sobre estes alimentos e sobre alimentação na infância é muito importante para fortalecer e manter em alta a saúde dos pequenos. Eles agradecem!

Clique aqui e conheça o Programa de Nutrição do Colégio Florença.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *