Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil

A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.

Há milênios, filósofos e estudiosos já dedicavam sua atenção ao desenvolvimento das crianças, pois era perceptível a velocidade de aprendizado do ser humano no começo da sua vida e como os diferentes estímulos ambientais refletiam na sua formação.

Hoje, a ciência contemporânea sabe que nessa etapa da vida, iniciada ao nascer e encerrada aos 6 anos de idade, o cérebro tem um enorme poder de aprendizado e está completamente aberto para absorver tudo o que nos cerca a fim de adquirir capacidades fundamentais para a construção e o aperfeiçoamento de habilidades futuras de maior complexidade.

Esse período também é conhecido como “janela de oportunidade”, pois é nessa faixa de idade que o aprendizado de habilidades, desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com maior velocidade e facilidade.

Entretanto, essa oportunidade de aprendizado está aberta para absorver quaisquer estímulos, sejam bons ou ruins, pois o cérebro ainda não tem a capacidade de discernir entre um e outro. Assim, a realidade de uma criança entre 0 e 6 anos reflete diretamente em quem ela será e como se comportará nas outras etapas da sua vida.

Ou seja, uma criança que vive num ambiente seguro e com estímulos saudáveis têm maior facilidade de se adaptar ao diferente, adquirir novos conhecimentos e, por consequência, apresentar melhor desempenho escolar e profissional na fase adulta do que uma criança que passou a sua primeira infância num ambiente impróprio para o seu desenvolvimento, repleto de estímulos negativos.

Por isso, a fase mais importante do desenvolvimento humano é a primeira infância. É sobre isso que falaremos neste conteúdo. Continue a leitura e entenda o porquê dessa etapa da vida ser tão importante para o futuro da criança. 

O que é primeira infância?

Primeira infância é o nome dado ao período entre 0 e 6 anos de idade. É nessa fase que a arquitetura cerebral é construída, estabelecendo todas as bases de inteligência do ser humano num curto espaço de tempo. 

Este processo acontece especialmente nos 3 primeiros anos de vida, período em que a criança registra no cérebro todas as experiências que passa. Neurologicamente, trata-se de um processo de total absorção de experiência que abrange o sistema límbico, parte primitiva do cérebro, atendendo principalmente aos estímulos sensoriais, emocionais e afetivos. 

Isso quer dizer que quaisquer pequenas experiências simples do cotidiano induzidas por um adulto, como a forma de tocar, conversar, trocar olhares, expressões de peso psicológico, são registradas como impressões digitais neurais no cérebro dos bebês. 

A importância da primeira infância

O desenvolvimento psicossocial, cognitivo e das conexões neurais, junto com a consciência da existência de regras são os pontos mais relevantes, exclusivos da primeira infância e fundamentais para a formação da criança e do adulto que será no futuro.

Desenvolvimento psicossocial e cognitivo infantil

Cognição é o conjunto de habilidades utilizadas para o ser humano perceber, identificar, interpretar e prever estímulos para gerar respostas condizentes com eles, sendo responsável pela nossa capacidade de perceber as coisas e pessoas à volta através dos 5 sentidos.

Na primeira infância, todas as informações, emoções e experiências são absorvidas pelo cérebro da criança. Desta forma, mesmo que ela não entenda exatamente tudo o que recebe de estímulos, os sentimentos e palavras transmitidos entrarão em sua mente e ficarão registrados por toda a vida.

As brincadeiras e interações com outras pessoas induzem a formação das conexões neurais, colaborando com o desenvolvimento cognitivo, impulsionando o aprendizado e esculpindo o psicossocial por meio do estreitamento de laços com os familiares e amiguinhos. Lembrando que, sejam essas interações positivas ou negativas, elas serão registradas e formarão a personalidade.

Por isso é tão importante entregar estímulos positivos e um ambiente seguro para o desenvolvimento na primeira infância.

As brincadeiras são de extrema importância para a criação das conexões neuronais, desenvolvimento da cognição, aprendizado e interação social. A criança que brinca constantemente, consegue aprender a responder aos estímulos de forma cada vez mais rápida e estabelecer contato com o mundo.

Consciência da existência de regras

Todas as brincadeiras, conversas, trocas e observação do meio tem um certo limite. Durante essas interações, a criança fica exposta a uma grande diversidade de regras que serão absorvidas, mesmo que os pequeninos não consigam colocá-las em prática imediatamente, dependendo da idade.

Dar bons exemplos é o primeiro passo que os pais devem tomar para criar a consciência da existência de regras e deixar o mundo mais compreensível para a criança, principalmente durante o terrible two, período marcado por birras e acesso de raiva gerados por frustrações e falta de entendimento dos limites das pessoas e do mundo.

Desenvolvimento das conexões neurais

Dos 0 aos 3 anos de idade, o cérebro da criança está em atividade máxima. Nesse período, milhões de conexões são formadas a todo instante, fundamentais para a formação e aumento do número e tamanho das estruturas cerebrais.

Quanto melhores as experiências vividas pela criança, melhor o desenvolvimento do seu cérebro. Por isso é tão importante que a criança brinque muito ao longo da primeira infância, pois durante esse tipo de atividade o cérebro trabalha muito e, quanto mais ele se desenvolve, maior será sua capacidade de trabalhar no futuro.

Motivos para investir nos primeiros anos de vida do seu filho

Como você viu até aqui, todas as experiências vividas por uma criança em sua primeira infância são armazenadas no cérebro e servirão como diretrizes para seu intelecto durante toda a vida. 

Os motivos para investir e incentivar uma primeira infância plena aos seus filhos vão desde melhora no aprendizado até economia a longo prazo. Confiras as principais razões e entenda:

  • 90% das conexões cerebrais são criadas na primeira infância. Investir na formação delas com boas experiências têm efeitos vitalícios na capacidade intelectual, comportamento social e personalidade;
  • Programas de desenvolvimento infantil nos primeiros 6 anos de vida reduz a mortalidade infantil e formam pessoas mais bem preparadas e compatíveis com a realidade do mundo;
  • Como os primeiros anos são fundamentais no desenvolvimento do indivíduo, oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento infantil é mais eficaz para preparar o ser humano e gera menos custos na tentativa de reverter traumas e hábitos ruins no futuro;
  • O processo de desenvolvimento cognitivo acontece melhor e mais rapidamente, melhorando os níveis de aprendizado, absorção de conhecimento e, por consequência, melhores oportunidades profissionais e qualidade de vida;

As consequências da negligência da primeira infância

Como você pode ver, durante a primeira infância todas as experiências vividas pelas crianças são absorvidas pelo cérebro para desenvolver seu cognitivo e prepará-las psicossocialmente.

Quando os pequeninos vivem em uma atmosfera ameaçadora, rodeada de violência, abuso, negligência ou pobreza, seu cérebro sofre alterações para que a criança crie mecanismos de defesa para sobreviver neste tipo de realidade, o que a afeta negativamente por toda a vida.   

As consequências são graves, já que a criança não tem a capacidade de estruturar melhores condições para lidar com suas emoções, já que a sua realidade é degradante para seu psicológico e emocional.

Assim, a criança se torna menos habilidosa para gerenciar as adversidades comuns do cotidiano, prejudicando seu desempenho social, escolar e profissional, além de desenvolver baixíssima tolerância para lidar com frustrações, desvios de comportamento e dificuldade na capacidade de lidar com fatores inéditos.

Ou seja, a negligência na primeira infância prejudica o desenvolvimento cognitivo e social, afetando o desenvolvimento da criança que vive em uma atmosfera prejudicial para seu bem-estar, em relação às crianças que se desenvolveram em ambientes seguros e repleto de estímulos positivos.

Pronto, chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe o quão decisivo é para vida inteira do ser humano promover um desenvolvimento harmonioso e de qualidade durante os primeiros 6 anos de vida. 

Para ir além da primeira infância e aprender muito mais sobre a formação de crianças e jovens, continue no blog.

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