Veja como é fundamental promover a autonomia infantil desde muito cedo para que a criança cresça e consiga se transformar num adulto seguro e independente.
Quando nascemos, somos incapazes de fazer qualquer coisa por conta própria. Chegamos ao mundo sem autonomia alguma e dependemos diretamente dos adultos para desenvolvê-la a ponto de tomarmos nossas próprias decisões e conseguirmos interagir com as coisas e pessoas à nossa volta.
Sem ajuda dos pais e cuidadores para se alimentar, higienizar, ter segurança e afeto é impossível que as crianças sobrevivam. Conforme elas crescem, desenvolvem novas habilidades para sanar suas necessidades, lidar com problemas e buscar soluções para tudo isso.
Com toda certeza, os cuidados são fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento dos pequeninos. No entanto, quando excessivos, podem prejudicar a autonomia infantil e causar impactos pessoais, emocionais e sociais na vida das crianças.
Para se formarem como pessoas aptas a conviver harmoniosamente com o mundo, é fundamental que as crianças tenham espaço para se auto conhecerem e desenvolverem uma infinidade de habilidades que serão indispensáveis na juventude e posteriormente na maturidade.
Promover a autonomia infantil não é deixar a criança se virar sozinha. É uma forma de torná-la mais segura, independente e hábil desde a primeira infância com o suporte adequado dos pais e demais cuidadores, na medida certa, sempre respeitando a faixa etária.
Desde muito novas, as crianças já podem ter autonomia, começando por levar o talher até a boca para comer, a pegar objetos, fazer as necessidades fisiológicas por conta própria e, mais tarde, organizando os espaços após a brincadeira, deixando em ordem o material que será utilizado na escola e muitas outras rotinas sem a necessidade de um adulto.
Para nós adultos, pode até parecer coisas simples, mas para os pequeninos faz toda a diferença em seu desenvolvimento. Continue a leitura e entenda melhor o que é a autonomia infantil e como desenvolvê-la já na primeira infância.
O que é a Autonomia Infantil?
A autonomia é a capacidade de realizar funções e ações para si próprio, ou ao próximo, sem a assistência de outros indivíduos. É um conhecimento adquirido por práticas diárias e, também, ao observar as outras pessoas, por meio da interação da criança consigo mesma, com terceiros, com o mundo e todos os elementos que a rodeiam.
A autonomia infantil condiz com a capacidade que os pequeninos têm para desenvolver e aprimorar habilidades, a maturidade e o discernimento na hora de solucionar as situações diárias, seja em casa ou no ambiente escolar.
Quando a criança não tem a oportunidade de desenvolver sua autonomia, ou seja, não realiza tarefas tangíveis por conta própria, maiores serão as dificuldades encontradas no convívio social e na solução de seus próprios problemas. Assim, sem sua maturidade, são grandes os riscos dela se transformar num adulto sem autonomia alguma ou que só consegue agir e/ou interagir com o suporte de outras pessoas.
Normalmente, a autonomia infantil está presente quando a criança consegue cuidar de si e de suas coisas, tem responsabilidade por seu bem estar, e de outras pessoas, de maneira sensível e solidária, além de ser capaz de interagir com o outro de igual para igual, sem se anular ou diminuir a existência do próximo.
Como desenvolvê-la desde a primeira infância?
Assim como qualquer outro tipo de habilidade, a autonomia infantil também é desenvolvida a partir de estímulos e do contato direto com adultos e outras crianças. Por isso, desde cedo ela deve ser estimulada, uma vez que não “nasce” junto com a criança e muito menos brota de uma hora para outra.
Portanto, o estímulo dos pais e cuidadores são essenciais para o desenvolvimento da autonomia. Confira a seguir algumas orientações para diferentes fases do desenvolvimento infantil.
Estimule as atividades apropriadas para cada fase do desenvolvimento infantil
Dos 2 aos 3 anos
Entre dois a três anos, a criança já tem a capacidade de se alimentar sozinha, sentar à mesa, organizar seus brinquedos, colocar algumas peças de roupas e até seus sapatos (se eles não tiverem cadarço).
Dos 3 aos 4 anos
A partir dos três anos, você pode estimular as idas ao banheiro sob sua supervisão, ensinar a arrumar a mochila da escolinha e separar as roupas sujas das limpas. Além disso, você pode começar a ensinar a amarrar os sapatos e a tomar banho.
Dos 4 aos 5 anos
Com 4 anos, os pequeninos já são capazes de realizar sua higiene pessoal, escolher e vestir suas roupas. Você pode também convidá-la para fazer algumas refeições, como colocar o leite ou suco no copo e passar geleia no pão com um talher sem lâmina. Também é nesta fase que a criança pode começar aprender a se comunicar bem com outras pessoas, para transmitir suas necessidades sem a presença dos pais para falar em seu lugar.
A partir dos 5 anos
Depois dos 5 anos, os pequeninos já conseguem fazer muitas atividades e rotinas um pouco mais complexas por conta própria. É o momento de ensinar como arrumar a cama, jogar os diferentes tipos de lixo no lugar certo, lavar louças leves que não sejam de vidro, ajudar no preparo de alguns alimentos e etc.
Nesta faixa etária, as crianças já têm plena capacidade de compreender o que os adultos dizem, fazem e como as coisas devem ser feitas. É o momento de entregar estímulos para desenvolver habilidades que você acredita serem indispensáveis em seu lar e na realidade da sua família.
Ensine seu filho a lidar com as frustrações
A aquisição de autonomia está diretamente ligada com frustrações. Para aprendermos algo é preciso de muitas tentativas que, inevitavelmente, resultarão em erros até que seja dominado. É um processo de desenvolvimento que acontece através das consequências positivas e negativas que vivenciamos no dia a dia.
A criança se frustra até conquistar autonomia, isso é algo totalmente natural. Apesar de ser dolorido para os pais verem seus filhos frustrados, irritados ou entristecidos, é preciso que os pequeninos passem por isso para se formarem e conquistarem independência com o passar dos anos.
Essas frustrações são indispensáveis para que os pequeninos se transformem em adultos gratos com o que têm, em vez de pessoas constantemente insatisfeitas. Além disso, constroem a resiliência, uma característica imprescindível para a autonomia infantil.
Portanto, é crucial que os pais não ajudem os filhos de imediato quando alguma tentativa resulta em erro. É preciso permitir que os pequeninos errem e aprendam a lidar com as frustrações até que consigam realizar o que querem ou precisam. Mesmo que você saiba que algo não dará certo, não interrompa, deixe que a criança aprenda com o erro e faça diferente na próxima tentativa.
Incentive as escolhas e a resolução de problemas
Um ponto muito importante para desenvolver a autonomia infantil é não focar nos erros. Em vez disso, o correto é incentivar novas escolhas e mostrar o caminho para a resolução dos problemas, nunca entregar a solução de uma vez.
É fundamental confiar na capacidade da criança e sempre deixar claro que, caso seja necessário, você estará lá de prontidão para ajudá-la. Quando os pequenos sabem que os pais somente os interrompem caso for solicitado ou necessário, eles se sentem mais confiantes para tentar e arriscar outras alternativas até encontrar a solução.
Estimule a comunicação
A interrupção do fluxo de ideias e a superproteção são maléficas para o desenvolvimento da autonomia infantil. Essas ações resultam na inabilidade comunicativa e podem desencadear problemas psicossociais e emocionais, como vergonha excessiva e ansiedade, por exemplo.
É muito comum encontrar pais que falam por seus filhos ou os poupam de qualquer impasse, situações que são muito prejudiciais para o desenvolvimento da autonomia. As crianças têm a capacidade de se comunicar e expressar o que sentem, sendo fundamental permitir que elas transmitam suas intenções e anseios.
Isto porque, se comunicar sem bloqueios é fundamental para a criança desenvolver sua autonomia. Trata-se de uma habilidade social indispensável para a sobrevivência e convivência durante todas as fases da vida.
Por isso, dê espaço para seu/sua pequeno(a) expor suas ideias e, sempre que identificar algum bloqueio, incentive-a a se comunicar, pois a comunicação é totalmente relevante ao aprendizado e, principalmente, na construção de laços afetivos nos diferentes ambientes que ela vive.
Isso não quer dizer que você deve deixar a criança por conta própria, fazendo o que quiser sempre que achar necessário. Estimular a comunicação para desenvolver a autonomia infantil significa dar atenção para as necessidades da criança, suas respostas e, a partir disso, direcioná-la para escolhas mais adequadas.
Tudo isso, deve ser feito com paciência, equilíbrio, tranquilidade e muito respeito, para que a criança se torne uma pessoa com emocional forte, segura de si e assertiva em suas escolhas.
E então, gostou de aprender sobre a autonomia infantil e como estimular a criança a adquiri-la desde a primeira infância? Para saber muito mais sobre o desenvolvimento dos pequeninos continue navegando aqui no blog!