Como desenvolver hábitos saudáveis nas crianças?

Veja como ajudar os pequenos a desenvolver hábitos saudáveis e ter uma vida mais equilibrada desde a infância.

Desde muito cedo, desenvolver hábitos saudáveis significa priorizar o bem-estar, a longevidade e uma melhor qualidade de vida em muitos sentidos. E isso é conquistado através de uma alimentação mais equilibrada, da prática diária de atividades físicas ou mesmo do contato com a natureza, por exemplo. O que define os hábitos saudáveis, dificilmente estará relacionado a uma rotina atribulada, onde as escolhas são feitas com base no tempo disponível, ao invés de se basearem naquilo que é, de fato, melhor para o nosso corpo e mente.

Contudo, o que vemos hoje entre a maioria das famílias, é uma dificuldade muito grande de cultivar e manter hábitos saudáveis ao longo da vida. Quem nunca começou a fazer exercícios, decidiu que se alimentaria melhor, acreditou que teria mais tempo para o lazer, mas, de fato, não conseguiu colocar os planos em prática? 

Infelizmente esta é uma realidade que se reflete também nas crianças. Embora os pais tenham consciência da importância de estimular bons hábitos entre os pequenos, muitos deles acabam dando o exemplo das próprias ações.

E apesar de não haver uma receita de bolo, pois cada pessoa é um universo e vive uma realidade distinta das demais, algumas ações podem ajudar a desenvolver hábitos de vida mais saudáveis para adultos e crianças.

Confira no artigo como fazer com que seu filho leve uma vida mais regrada e desenvolva bons hábitos, lembrando que é em você que ele se espelha!

A importância de criar hábitos saudáveis ainda na infância

Cada criança possui uma personalidade e características que nascem com ela. No entanto, seus hábitos podem ser moldados conforme o ambiente e as pessoas com quem convive. Como ainda não possuem referências e não sabem distinguir o que é certo ou errado, bom ou mau, os pequenos buscam referências e são diretamente influenciados pelos pais. 

E a escola também tem um papel fundamental nessa orientação, junto com a família. Por exemplo, mostrar para a criança que uma determinada tarefa, como escovar os dentes, pode ser algo divertido – para além de uma obrigação – facilita o entendimento de que esse hábito é saudável para ela.

Sobretudo porque bons hábitos de higiene e alimentação, principalmente, farão uma enorme diferença a longo prazo. Por isso, criar hábitos saudáveis ainda na infância pode fazer toda diferença na fase adulta.

Afinal, ao acostumar-se com determinada rotina, entendendo as melhores escolhas e encontrando prazer em certas atividades, fica muito mais fácil para a criança assimilar os benefícios que isso lhe traz também a curto prazo, mas que serão essenciais no decorrer de sua vida.

O que uma criança precisa para ser saudável?

Além dos fatores hereditários, é claro, nossa saúde está muito atrelada aos nossos hábitos de vida e, especialmente, às escolhas que fazemos no dia a dia. No caso das crianças, tais escolhas devem ser orientadas, assim como alguns comportamentos. Pois quando falamos de saúde, não se trata apenas de saúde física, mas mental também!

A seguir, listamos os principais hábitos que devem ser incentivados para que os pequenos tenham uma vida saudável em todos os aspectos.

Alimentação equilibrada

Quando se fala em hábitos saudáveis, a alimentação é o primeiro fator que nos vêm à mente, certo? Pois de fato, ela é a base para uma vida mais equilibrada, o que garante um melhor desempenho em outras áreas. Por isso, toda criança deve ter uma introdução alimentar baseada em alimentos saudáveis, nutritivos e que sejam adequados às fases de crescimento. 

Portanto, a família e também a escola, devem se preocupar em desenvolver o hábito de uma alimentação balanceada, evitando alimentos processados, fast-food, bebidas açucaradas e excesso de sal. Não significa que a criança jamais possa comer algo do tipo, mas isso deve ser feito muito eventualmente.

Exercício físico

A todo momento vemos profissionais de saúde batendo na tecla da atividade física, de quanto ela é importante para uma vida saudável. E engana-se quem acha que só os adultos devem se preocupar com isso.

As crianças também devem ser incentivadas a praticar atividades físicas, seja participando de atividades na escola que estimulam o desenvolvimento motor, ou em momentos de lazer, andando de bicicleta, jogando bola etc.

Manter o corpo em movimento é um hábito extremamente saudável e necessário, e as crianças não devem ser privadas disso. Sobretudo quando as telas têm ocupado mais tempo e espaço na vida dos pequenos (algo muito preocupante), os pais precisam ficar atentos quanto ao sedentarismo, que pode trazer muitos problemas de saúde não somente na fase adulta, mas ainda na infância.

Atividades ao ar livre e contato com a natureza

Sobre incentivar seu filho a criar hábitos saudáveis, o que dissemos na dica anterior casa muito bem com as atividades ao ar livre. Veja só, é possível desenvolver dois hábitos muito benéficos em conjunto, dando à criança a oportunidade de lazer e movimento junto à natureza.

Uma caminhada no parque, uma trilha leve, andar de bicicleta na orla da praia, ou jogar futebol num gramado são hábitos saudáveis que começam na infância e podem seguir por toda a vida, promovendo bem-estar, saúde e, ainda, aumentando os vínculos familiares.

Realizar a higiene diária

A saúde física está intimamente ligada à higiene. Por isso, entre os hábitos saudáveis que a criança deve desenvolver, está o cuidado com a higiene diária. Tomar banho, lavar as mãos antes das refeições ou depois de brincar na rua, escovar os dentes após comer e antes de dormir são cuidados muito básicos, mas que precisam de incentivo, para que os pequenos compreendam que devem ser feitos obrigatoriamente, porque são importantes aliados da sua saúde e bem-estar.

Nessas horas, colocar a brincadeira junto é uma ótima forma de tornar esses momentos agradáveis. No banho, vale apelar para os brinquedos. Além disso, o mercado oferece diversos produtos infantis com formas, cores e sabores que podem estimular a garotada.

Limites no uso de tecnologia e tempo de tela

Sabemos que os dispositivos eletrônicos geralmente acabam fazendo parte da rotina de crianças para combater o tédio, distrair ou recompensar os bons comportamentos. Mas como já comentamos, não é só a saúde física que melhora com bons hábitos. A saúde mental também se beneficia, sobretudo em relação aos limites no uso de tecnologias, tão presentes no nosso cotidiano. Por isso, a família deve estar atenta à quantidade de tempo que os pequenos passam em frente às telas – seja com smartphone, TV, tablet.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o tempo de tela recomendado deve ser o mínimo possível, seja qual for a idade. Atividades lúdicas de desenho, jogos de tabuleiro, brincadeiras com os amigos são alternativas às tecnologias. Portanto, é fundamental limitar e colocar regras no das tecnologias como quantidade de horas diárias e período mais adequado (à noite, as telas devem ser evitadas ao máximo!).

Desenvolver o hábito da leitura em família

Outro fator importante para o desenvolvimento de hábitos saudáveis é o estímulo à leitura. Ao passo que o excesso de exposição às telas prejudica os pequenos, os livros podem ajudá-los, e muito! A criatividade, o conhecimento e o despertar para o mundo são potencializados pela leitura, que pode – e deve – ser utilizada em substituição a televisão ou ao celular, por exemplo.

Certamente, algumas crianças terão mais predisposição para os momentos de leitura em família que outras. E também serão estimuladas pelo hábito dos pais. Se você lê com frequência, é possível que seu filho também aprenda a gostar desses momentos com mais facilidade. Do contrário, pode ser um pouco mais difícil fazer com que a criança aprenda a desfrutar desses momentos. 

De todo modo, é preciso incentivar o hábito da leitura em família desde a primeira infância, lendo historinhas infantis, mostrando figuras e deixando com que os pequenos mergulhem nesse universo cheio de possibilidades. E, com o passar dos anos e o próprio desenvolvimento da criança, ela mesmo passará a ler as histórias que desejar.

Dar limites é fundamental para desenvolver hábitos saudáveis

É muito comum que os pais confundam estabelecer limites com algo punitivo, que é imposto diante de comportamentos inadequados. No entanto, não se trata disso, mas sim de estabelecer regras para uma rotina mais organizada e, consequentemente, mais saudável também.

Por isso, dar limites às crianças é uma forma de incentivar os hábitos saudáveis, pois desse modo, os pequenos aprendem desde cedo que as regras são algo positivo. Quando bebês, ter um horário certo para dormir, comer, tomar banho, pegar um solzinho é muito benéfico, e esses hábitos simples devem ser mantidos à medida que a criança cresce.

Embora a rotina de uma criança maior tenha outras tarefas, continuar com a manutenção dos limites e regras é fundamental. Pois assim os bons hábitos se perpetuam.

Afinal, por toda a nossa vida precisamos conviver com limites. Os adultos também têm suas regras a cumprir – que são muitas! Quanto mais cedo uma criança aprende que isso faz e fará parte da sua existência enquanto cidadão, mais rápido ela compreenderá o impacto das boas escolhas.

Pronto, agora você sabe a importância de desenvolver hábitos saudáveis nas crianças e como fazer isso de forma harmoniosa, respeitando as fases do desenvolvimento da criança.
Para aprender muito mais sobre o desenvolvimento infantil, continue navegando em nosso blog!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *